Cada gota conta: o valor da gestão responsável da água


Cada gota conta: o valor da gestão responsável da água (© FSC GD)

© FSC GD

Ao passar pelo Dia Internacional das Florestas, reconhecemos o trabalho de manutenção de todo um ecossistema florestal, além de apenas as árvores. O Diretor Geral do FSC®, Kim Carstensen, explica como a água pode ser cultivada e gerida por gestores de florestas para o benefício do ser humano, da vida vegetal e animal.


Neste ano, o Dia Internacional das Florestas chamou a atenção sobre a importância da água. No FSC, consideramos a água como uma parte importante do manejo florestal responsável. Sem ela, nenhuma árvore jamais poderia crescer. Na verdade, nenhuma vida poderia ser sustentada. Os benefícios da água excede a floresta também: você sabia que um terço das maiores cidades do mundo obtém uma parte significativa da sua água potável diretamente de áreas florestais?

Fonte de vida para todas as coisas, a água é o bem mais precioso de qualquer floresta. Florestas agem como reservatórios naturais e purificadores de água, mas para manter a prosperidade há uma necessidade real de que haja o tipo certo de intervenção humana.
A boa notícia é que o abastecimento de água pode ser gerenciado tão cuidadosamente quanto qualquer árvore na floresta. Para as pessoas que vivem e trabalham nas florestas, esta é uma habilidade vital que merece ser reconhecida.

Considere, por exemplo, a necessidade de proteger os cursos de água, para que a água possa fluir através da floresta, sem perturbação em direção às comunidades que dependem dela. Ou, considere a necessidade de documentar o fornecimento de água limpa medindo os níveis de pureza da água ao longo do tempo. Tudo isso é um trabalho contínuo e desafiador, e agora centenas de gestores e comunidades florestais estão fazendo isso.

Boas práticas gratificantes

Em 2011, o FSC lançou o projeto ForCES com a ONU. Hoje, em 2016, estamos preparando as ferramentas que descrevem como esses "serviços ecossistêmicos", incluindo a água, podem ser medidos e mantidos.

Como parte do nosso trabalho é manter os serviços dos ecossistemas florestais, queremos incentivar os proprietários de terras e gestores florestais para manter os ativos florestais não-madeireiros, como a água, carbono, alimentos e solo. Ao fazer isso, acreditamos que o verdadeiro valor das florestas será mais bem refletido. E para os proprietários e gestores florestais, estas atividades trarão novos fluxos de receita.

De onde vem o dinheiro vem? Com os serviços ecossistêmicos, os pagamentos são feitos pelos beneficiários imediatos, principalmente empresas e governos que desejam proteger os ecossistemas contra a degradação do solo ou de catástrofes naturais. É um processo que considera o verdadeiro valor das florestas e garante que o trabalho necessário para mantê-las não se torne um impasse.

Não devemos entender que a nossa água está garantida, e do ponto de vista do FSC, a gestão deste recurso é uma parte central da nossa missão.

Fonte: FSC Internacional – adaptado