Noruega pode banir carros a gasolina em 2025


Dentro de dez anos, comprar um novo carro movido a gasolina, gás natural ou diesel pode virar sinônimo de missão impossível na Noruega. Isso porque o país tem planos de banir a venda de automóveis movidos por combustíveis de origem fóssil.

Os quatro principais partidos políticos noruegueses, tanto da direita quanto da esquerda, chegaram a um acordo sobre uma nova política energética que inclui a proibição de novas vendas de carros movidos a combustíveis fósseis a partir de 2025, segundo o britânico The Independent, que cita a mídia norueguesa.

Se aprovada, a medida seria particularmente significativa porque uma grande parte da riqueza da Noruega depende justamente da indústria de petróleo do país, que é um dos maiores exporatdores do mundo.

Atualmente, cerca de 24% da frota de veículos leves da Noruega já é eletrificada. Ao saber da intenção do país escandinavo de esverdear “100%”, Elon Musk, o CEO da Tesla, publicou um tuíte elogiando: “Que país impressionante. Vocês são um máximo!!”.

Ver imagem no Twitter

 

Ver imagem no Twitter
 
No ano passado, 17,1% dos novos registros de carros no país eram emissão-zero, colocando a Noruega na liderança dos emplacamentos verdes no mundo.
Fonte: Exame