Oceanos saudáveis podem remediar efeitos da mudança climática


oceanos-ecod.jpg
Dia Mundial dos Oceanos é celebrado em 8 de junho
Foto: FAO

Oceanos saudáveis são críticos para a vida na Terra, uma vez que regulam o clima e fornecem recursos naturais, alimentos saudáveis e empregos que beneficiam bilhões de pessoas. A opinião é do secretário-feral da ONU, Ban Ki-moon, e foi divulgada nesta quarta-feira, 8 de junho, para marcar o Dia Mundial dos Oceanos.

O chefe da ONU lembra ser preciso entender os impactos nos oceanos causados pelas atividades humanas e mudança climática. Esses efeitos já estão sendo sentidos em Moçambique. Quem conta é Manuel Guiamba, pescador há 40 anos, que explicou a situação em Maputo, em entrevista à Rádio ONU.

"Temos o problema da poluição. Na nossa costa nós não conseguimos tirar o lixo que nós temos aqui. Todo o pescado saía bem mesmo. Tínhamos magumba, tainha, camarão. Agora já não sai todo esse peixe. Reduziu a quantidade. A poluição também faz parte. Temos o problema do mangue, onde o camarão se reproduzia. Já não temos."

Pressão
Em dezembro, a Assembleia Geral da ONU aprovou a primeira avaliação científica global sobre o estado dos oceanos. O secretário-geral pede que sejam tomadas ações com urgência, em larga escala, para aliviar a pressão nos oceanos.

Segundo Ban, oceanos saudáveis terão papel essencial na redução dos efeitos da mudança climática. No Dia Mundial, ele faz um apelo a todos para que protejam os oceanos e usem seus recursos de forma pacífica, igualitária e sustentável.

Fonte: EcoD