Estudante cria lixeira sustentável


Estudante cria lixeira sustentável e leva ideia para escolas públicas do AP

Aira Beatriz, de 16 anos, foi destaque na categoria sustentável, em São Paulo.
Projeto usa tubos de papelão e lona jogadas no lixo por gráficas de Macapá.

Estudante, Aira Beatriz, lixeira sustentável, Febrace, Amapá (Foto: Jorge Abreu/G1)Estudante confecciona a lixeira sustentável com tubos de papelão e lona de vinil (Foto: Jorge Abreu/G1)

Restos de materiais usados por gráficas no Amapá e que normalmente vão para o lixo ganharam utilidade nas mãos da estudante Aira Beatriz Souza, de 16 anos. Ela criou uma lixeira sustentável feita de tubos de papelão e lonas de vinil. Premiado em feiras de ciência e engenharia, a ideia será levada para as escolas públicas do estado.

“O projeto surgiu quando eu vi grande quantidade de resíduos gráficos, como lonas de vinil e tubos de papelão, sendo descartados sem a menor preocupação no chão. Então eu tive a ideia de criar as lixeiras sustentáveis”, contou Aira, que produziu a primeira lixeira nas féras.

Os primeiros protótipos foram feitos com a ajuda da mãe, Danielle Britto, que é professora. “Estava em temporada de férias, então comecei os protótipos em casa com a minha mãe, que é a minha orientadora geral, para ver se a ideia ia funcionar. Quando voltei as aulas, eu entrei em contato com mais dois professores, para serem meus orientadores também”, explicou a estudante.

Estudante, Aira Beatriz, lixeira sustentável, Febrace, Amapá (Foto: Jorge Abreu/G1)Projeto sustentável ganhou dois destaques em feiras de ciência e engenharia (Foto: Jorge Abreu/G1)

A ideia deu certo e o projeto ganhou primeiro lugar na Feira de Ciência e Engenharia do Amapáx (Feceap) em 2015. A estudante também apresentou a lixeira na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) em março de 2016, na Universidade de São Paulox (USP).

Na capital paulista, a estudante amapaense levou o título de melhor projeto na categoria sustentável. A lixeira concorreu com mais de 300 projetos, que envolveram mais de 900 estudantes de diversos lugares do país. A jovem foi acompanhada pelo orientador Emilson Pereira, pelo co-orientador Rafael Ferreira e pela mãe.

Estudante, Aira Beatriz, lixeira sustentável, Febrace, Amapá (Foto: Jorge Abreu/G1)Aira Beatriz aplica o projeto sustentável em escolas
públicas do Amapá (Foto: Jorge Abreu/G1)

Com o destaque na Febrace, Aira ganhou uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para incentivar a jovem a produzir novos projetos.

“A bolsa me incumbiu a missão de implantar o projeto nas escolas, foi quando descobri que a educação ambiental deve ser trabalhada de forma prática. Todos nós somos o público alvo deste trabalho que é importante para o meio ambiente. Então, eu e os meus orientadores vamos nas escolas e apresentamos a importância de utilizar os lixeiros”, finalizou a estudante.

De acordo com a orientadora Danielle Britto, responsável pela divulgação do trabalho, o projeto sustentável de Aira vai alcançar dois novos rumos. A lixeira foi selecionada para ser exposta na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que vai ocorrer no período de 25 a 28 de outubro, no Rio Grande do Sul. Outra porta aberta para estudante foi a oportunidade de participar da Feira Internacional do México, prevista para abril de 2017.

Estudante, Aira Beatriz, lixeira sustentável, Febrace, Amapá (Foto: Jorge Abreu/G1)Aira acompanhada dos orientadores Emielson Perreira e Danielle Britto (Foto: Jorge Abreu/G1)
Fonte: G1