Índia tenta recorde mundial com plantio de 50 milhões de árvores em um dia


Índia tenta recorde mundial com plantio de 50 milhões de árvores em um dia

As autoridades locais distribuíram as mudas e o plantio ficou por conta de voluntários.Índia tenta recorde mundial com plantio de 50 milhões de árvores em um dia

O detentor deste recorde atualmente é o Paquistão que, em 2013, plantou 847.275 árvores em 24 horas. | Foto: iStock by Getty Images

Uttar Pradesh é o estado mais populoso da Índia. Na última segunda-feira (11), o local também foi o palco para a tentativa de um novo recorde mundial: o maior plantio de árvores em um só dia. Centenas de milhares de pessoas se uniram para plantar 50 milhões de árvores.

As autoridades locais distribuíram as mudas e o plantio ficou por conta da própria população, voluntários, organizações não governamentais, legisladores, funcionários públicos, estudantes, crianças e muito mais. De acordo com a imprensa local, o plantio contou com 800 mil participantes.

A intenção é espalhar a consciência ambiental e incentivar as pessoas e organizações a preservarem. “O mundo se deu conta de que são necessários esforços sérios para reduzir as emissões de carbono e para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Uttar Pradesh dado o passo inicial a este respeito”, explicou o ministro-chefe Akhilesh Yadav, que também foi um dos voluntários no plantio.

Além de ser uma iniciativa com enorme poder para mobilização, o trabalho também pode render à Índia o recorde mundial pelo maior número de árvores plantadas em um só dia. O detentor deste recorde atualmente é o Paquistão que, em 2013, plantou 847.275 árvores em 24 horas. Durante o plantio indiano, auditores do Guinness World Record monitoraram os plantios sem que os participantes soubessem de sua presença. O recorde, no entanto, ainda não foi divulgado oficialmente.

Redação CicloVivo