Equipes trabalham na implantação de projetos


O Movimento Socioambiental e Jurídico ECOS continua a caminhada para realização de suas propostas estabelecidas para o ano de 2016. Com a conclusão da segunda etapa de tarefas, voltada para a elaboração, sensibilização e divulgação, as equipes que disputam o Projeto Socioambiental 2016 estão voltadas para a 3ª tarefa, que visa a implantação do Projeto.

Clique na imagem ao lado e confira as fotos da visita da Embrapa à Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade!

Os trabalhos em prol do Meio Ambiente, desenvolvidos pelas 23 escolas parceiras do ECOS, vem recebendo todo o apoio dos estudantes da Dom Helder Escola de Direito, a orientação do professor Elmo Júlio de Miranda e Souza e coordenação geral dos professores Francisco Hass e Luiz Chaves, contando com a capacitação técnica do professor José Cláudio Junqueira.

Durante o primeiro semestre as equipes deram inícios a projetos voltados para reciclagem (reaproveitamento de materiais usualmente dispensados pelas escolas, tais como papel, embalagens, sobras da cantina, dentre outros), para a melhoria das condições de uso da água e propondo oficinas e mecanismos que podem minimizar o consumo e a pequena produção de energia. Todas as instituições concorrentes têm promovido ainda campanhas relativas aos cuidados que a população deve dedicar no combate ao mosquito pelo Aedes aegypti , transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Uma das grandes conquistas do Movimento está na adequação e planejamento dos projetos nas escolas, buscando assessoria técnica com empresas e órgãos que estão dispostos e disponíveis para a realização de trabalhos de ajuda mútua.

As escolas passam a ter contato com técnicos especializados em hortas orgânicas, recebendo visitas de empresas como a Emater e Epamig em suas extensões de pesquisa e trabalho, que efetivam conferências reunindo as comunidades locais, que se preocupam com os seus filhos na escola e os problemas do cotidiano.

O ECOS nessa primeira fase conseguiu, através de sua equipe, atender e tornar possível todo o trabalho que foi planejado a contento desse ano de 2016. Os professores Francisco Hass, Luiz Chaves, Elmo Júlio e José Cláudio, em momento, observam que o Movimento tem se ampliado e adquirido novas esferas de conquistas e comprometimento com as parcerias. “Com os resultados já alcançados e com as expectativas futuras, é perceptível que 2016 será um ano de grandes conquistas resultantes das propostas de nossos jovens”, avaliou o professor Elmo Júlio.

Publicado em: ECOS