Volta da mineração pode resultar em falta de água em BH


Moradores e representantes de entidades ambientalistas temem que a atividade minerária também traga riscos para o abastecimento (ALMG)

Ambientalistas e autoridades estão preocupados com a possibilidade da retomada de empreendimentos minerários, atualmente embargados, nos parques Estaduais da Serra do Rola-Moça e da Baleia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).  O assunto foi debatido em audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALMG, nessa quarta-feira. Convidados, representantes das mineradoras não compareceram.

Há possibilidade, conforme representante do Ibama, de faltar água em Belo Horizonte nos próximos anos, caso a atividade continue nos parques. O Ibama cobra do governo estadual um estudo detalhado dos mananciais e aconselha o Estado a não conceder novos licenciamentos sem ter em mãos um levantamento.

“Tem muitos projetos que já foram licenciados e outorgas que já foram dadas que não fazem parte desse balanço. A hora que esses projetos forem implantados vai faltar água em Belo Horizonte”, prevê Júlio Grillo, superintendente do Ibama em Minas.

Clique aqui confira a matéria completa.