Como construir um sistema de irrigação caseiro e de baixo custo


Foto: EcoD

Um sistema de irrigação caseiro e de baixo custo transformou áreas que antes eram improdutivas pela falta de água em pequenas plantações ricas em hortaliças, legumes e verduras, no município de Iguatu, Ceará.

O sistema foi desenvolvido pelo técnico em agronomia Kevin Brasil e acabou virando um projeto, batizado de Mudas. O bacana é que você pode replicar a tecnologia seguindo o passo a passo a seguir. As informações são do Globo Rural.

Para a irrigação, você vai precisar de uma mangueira de polietileno de 16mmm, prego cabral, palito de pirulito e arame de 16mm.

Uma área produtiva de até 80 m² recebe 2 sensores, um de cada profundidade

Primeiro, faça pequenos furos a cada 20 ou 25 cm na mangueira, onde depois serão encaixados os microaspersores artesanais. O microaspersor é feito com os palitos de pirulito, pregos e arames (imagem abaixo) e funciona como pulverizador, ou seja, ao chegar na cabeça do prego, a água de dispersa em gotículas.

Usando um alicate, enrole a extremidade do arame 3 x no palito de pirulito, apertando bem. Então, dobre o arame no formato da letra “C”, de modo que a outra extremidade fique voltada para a ponta do palito de pirulito.

Continue enrolando a extremidade do arame no prego, apertando bem com 4 voltas. A cabeça do prego deve ficar voltada para baixo. Corte o excedente do prego e ajuste o aspersor, deixando um espaço entre a cabeça do prego e a ponta do palito de pirulito – cuidado para não se machucar. Coloque o microaspersor nos furos da mangueira.

Sensor de umidade
Com uma vela porosa, uma mangueira de silicone e uma cubeta, você vai montar o sensor de umidade, que indica o momento certo de irrigar a plantação, evitando o desperdício de água. São dois sensores na verdade que atuam juntos: um a 10 e outro a 20 centímetros de profundidade, separados por uma distância de 5 centímetros. Avela porosa funciona como um sensor de umidade, e deve ficar enterrada.

Primeiro passo: adapte a mangueira na vela e na cubeta. No canteiro que será irrigado, cave 2 buracos – um com 20 cm e outro com 10 cm de profundidade – a uma distância de 5 cm entre os dois.

Em seguida, enterre a vela e mantenha a cubeta para a parte de fora – você pode usar um pedaço de madeira para apoiar a cubeta (imagem abaixo).

irriga2-ecod.jpg

Feita a instalação, coloque a cubeta dentro de um copo de água cheio. Se a água começar a subir pela mangueira, é necessário irrigar.

Uma área produtiva de até 80 m² recebe 2 sensores, um de cada profundidade.

EcoD