Dia da Amazônia: 5 de setembro é para reflexão


Foto: EB

5 de setembro é o Dia da Amazônia. A data foi criada para conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo, cuja biodiversidade está conectada com a vida de todo o planeta.

O Dia da Amazônia foi alocado em 5 de setembro como referência à data de criação da Província do Amazonas (atual Estado do Amazonas). A medida foi adotada em 5 de setembro de 1850, quando D. Pedro II decretou a criação do território.

A data convida as pessoas para se preocuparem com a Floresta Amazônica, em um cenário em que o desmatamento e o avanço da exploração agrícola ameaçam a floresta e seus ecossistemas. O desmatamento na Amazônia afeta diretamente a fauna e a flora da região, além de causar desequilíbrios e crises ambientais em todo o mundo.

No Dia da Amazônia e no resto do ano, faça sua parte para preservar a floresta. Pressione por leis ambientais mais rígidas e por sua fiscalização e cumprimento. Preste atenção nos produtos que você consume e compre produtos certificados. Prefira sempre produtos reciclados e recicláveis e, se realmente precisar consumir itens de madeira, procure por madeira de reflorestamento.

EcoD