Mudar para uma dieta saudável poupa muita água doce


Foto: EBC

Mudar para uma dieta saudável não é apenas bom para nós, mas também poupa muita água doce preciosa, de acordo com um estudo do CCI publicado na Nature Sustainability.

A informação é publicada por The Joint Research Centre (JRC), e reproduzida por EcoDebate, 13-09-2018. A tradução e edição são de Henrique Cortez.

Em comparação com as dietas existentes, a água necessária para produzir nossos alimentos pode ser reduzida entre:

11% e 35% para dietas saudáveis contendo carne,
33% e 55% para dietas pescetarianas saudáveis e
35% e 55% para dietas vegetarianas saudáveis.

Os pesquisadores compararam esses três padrões de dieta, definidos pelas respectivasdiretrizes alimentares nacionais, com o atual consumo real de alimentos, usando dados disponíveis de mais de 43 mil áreas na França, no Reino Unido e naAlemanha.

Eles descobriram que comer de forma mais saudável poderia reduzir substancialmente a pegada hídrica da dieta das pessoas, consistente em todas as entidades geográficas analisadas no estudo.

O estudo é a mais detalhada pegada hídrica nacional relacionada ao consumo de alimentos já feita, levando em conta fatores socioeconômicos do consumo de alimentos, para dietas existentes e recomendadas.

Influência dos alimentos que comemos

Os cientistas também mostram como o comportamento individual de consumo de alimentos – e suas pegadas hídricas relacionadas – dependem fortemente dos fatores socioeconômicos, como idade, sexo e nível de educação.

Eles encontraram correlações interessantes entre esses fatores e a pegada hídrica de alimentos específicos e seu impacto resultante nas pegadas hídricas globais.

Por exemplo, o estudo mostra como, na França, a pegada hídrica do consumo de leite diminui com a idade nos municípios analisados.

Em Londres, eles mostram uma forte correlação entre a pegada hídrica do consumo de vinho e a porcentagem da população de cada área com um alto nível de educação.

pegada hídrica é definida como o volume total de água doce usada para produzir bens consumidos, alimentos neste caso específico.

Os cientistas usaram pesquisas dietéticas nacionais para avaliar as diferenças no consumo de grupos de produtos alimentares entre regiões e fatores socioeconômicos dentro das regiões.

Os cenários de dieta analisados no estudo levam em conta as necessidades totais diárias de energia e proteína, bem como a quantidade máxima diária de gordura.

Eles são baseados em diretrizes dietéticas nacionais, nas quais, para cada grupo de produtos alimentícios, recomendações específicas são dadas de acordo com a idade e o sexo.

Reduzindo as pegadas hídricas nacionais para os limites administrativos mais baixos possíveis dentro de um país, os cientistas fornecem uma ferramenta útil para os formuladores de políticas em vários níveis.

A metodologia também poderia ser aplicada a outras avaliações de pegadas – como as pegadas de carbonoterra ou energia relacionadas ao consumo de alimentos.

Produtos de origem animal – e especialmente carne – têm uma pegada hídrica alta.

A dieta média europeia é caracterizada pelo consumo excessivo em geral, particularmente de produtos animais.

Uma dieta saudável conteria menos açúcar, óleos vegetais, carne e gorduras animais e mais vegetais e frutas.

Devido aos numerosos impactos negativos de um sistema intensivo de produção pecuária sobre os recursos e ecossistemas do planeta, bem como as crescentes demandas de produtos animais por países não ocidentais, adotar uma dieta rica em vegetaismais eficiente em recursos (e mais saudável) é uma necessidade

Referência:

The water footprint of different diets within European sub-national geographical entities
Davy Vanham, Sara Comero, Bernd Manfred Gawlik & Giovanni Bidoglio
Nature Sustainability (2018)

DOI https://doi.org/10.1038/s41893-018-0133-x

Para acessar o artigo, no formato PDF, clique aqui.

IHU