Iniciativa incentiva Feiras de Trocas de Brinquedos em todo o Brasil


Foto: EcoD

No Dia das Crianças, tradicionalmente, os pequenos são presenteados com brinquedos novos, mas a data pode ser mais divertida e ir além dessa prática. Que tal reunir as crianças e sugerir que elas troquem brinquedos entre si?

Essa é a proposta da “Feira de Trocas de Brinquedos”, iniciativa do programa Criança e Consumo, do Instituto Alana. Durante todo o ano, o programa incentiva que mães, pais, educadores, vizinhos, organizações, entre outros grupos, se mobilizem para realizar feiras de trocas de brinquedos e reflitam sobre os impactos do consumismo na infância. Pode ser em escolas, parques, no quintal de casa, ou quaisquer outros espaços públicos, acolhedores e com natureza.

Além de uma alternativa sustentável e gratuita de lazer, a Feira de Trocas de Brinquedos promove a colaboração e a socialização entre as crianças. Com brinquedos usados e muita criatividade, os pequenos se reúnem e descobrem novos significados para esses itens, por meio de uma atividade livre. Desde 2012, o Criança e Consumo já promoveu mais de 25 “Feiras” e estima a organização de mais de 400 edições pelo Brasil. Para saber como organizar a sua Feira de Trocas de Brinquedos ou comunicar a realização da atividade em sua cidade, o Criança e Consumo disponibiliza em seu site informações e materiais de apoio. Na agenda é possível consultar as edições da brincadeira já programadas por todo o Brasil.

“A proposta da Feira de Trocas é que trocar pode ser muito mais divertido do que comprar. A ideia é proporcionar às crianças um excelente momento de encontros e brincadeiras que não envolva o consumo de novos produtos. Fazemos um convite para que todos participem deste movimento, organizando a sua própria Feira, com o apoio dos materiais que disponibilizamos em nosso site. considera Ekaterine Karageorgiadis, coordenadora do Criança e Consumo.

EcoD