Pão de Açúcar comemora 106 anos: saiba o que a atração tem de sustentável


Por meio de práticas sustentáveis, o Bondinho Pão de Açúcar transforma seus resíduos sólidos em matéria prima e adubo
Foto: @rafaelduartephotography/Facebook/Bondinho Pão de Açúcar

Bondinho Pão de Açúcar completa 106 anos este mês e é um dos pontos turísticos mais visitados de todo o mundo. Mais de 47 milhões de pessoas já passaram pelo cartão postal, que foi o primeiro teleférico do Brasil e terceiro do Mundo. Em mês de festa, o ponto turístico acaba de renovar o Selo Verde da ABNT e se mantém como única atração turística da América Latina que possui o Rótulo Ecológico.

A certificação é um importante mecanismo de implementação de políticas ambientais, uma garantia de que o serviço prestado pela empresa tem menor impacto ambiental. Para receber o Selo Verde, os serviços do ponto turístico foram avaliados por uma metodologia de certificação que vem sendo praticada ao redor do mundo.

Através de práticas sustentáveis, o Bondinho Pão de Açúcar transforma seus resíduos sólidos em matéria prima e adubo. Em 2017, foram destinados 60T de resíduos para a compostagem. O adubo produzido foi utilizado para enriquecimento da flora dos morros da Urca e do Pão de Açúcar.

Inaugurado em 27 de outubro de 1912, o bondinho inseriu o Brasil no roteiro das grandes atrações turísticas mundiais

O complexo turístico utiliza energia renovável, já os teleféricos são um transporte limpo, que funciona através de energia elétrica. No final do dia, quando os visitantes estão indo embora e os bondes descem mais pesados do que os que sobem, chegam a gerar energia.

“Estamos baseados em uma área de conservação e entendemos a importância de cuidar e devolver à natureza todo o bem que ela nos traz. Tocamos diversos projetos ambientais, como Educa Bondinho, programa de educação ambiental que recebe por ano mais de 10 mil alunos e professores todos os anos. Dar visibilidade a esse tema é papel de todos nós.” afirma Roberta Pena, engenheira ambiental do Bondinho.
História

Durante todo o mês de outubro, os visitantes podem conferir a exposição ‘Um Bondinho de Memórias’, no Morro da Urca, com fotografias que contam a história do teleférico e retratam as transformações pelas quais o Rio de Janeiro passou nesses 106 anos.

Inaugurado em 27 de outubro de 1912, o bondinho inseriu o Brasil no roteiro das grandes atrações turísticas mundiais e até hoje tem ares de visionário, dada a grandeza de sua construção. Hoje, a charmosa travessia já faz parte da paisagem da cidade. Albert Einstein, um dos visitantes ilustres do cartão-postal, descreveu o passeio como uma “viagem vertiginosa sobre floresta selvagem em cabo de aço. Em cima, um magnífico jogo de alternância de neblina e sol”.

Além de história, o complexo turístico representa a irreverência do carioca. De cenário de filme Hollywoodiano, como o 007, a palco para memoráveis viradas de ano e bailes de carnaval, o bondinho do Rio coleciona histórias divertidas e curiosas. Desde a década de 40, o Morro da Urca era um ponto de encontro e de muita música. Foi no tradicional palco do Morro da Urca que Cazuza fez seu primeiro show. Tim Maia também subiu de Bondinho para se apresentar. Com medo de altura, o síndico pediu – e recebeu – o cachê em moedas.

Comemorações
Como tradicional palco de grandes shows, a comemoração será a altura da trajetória do Bondinho e acontecerá em dois fins de semana, com atrações durante todo o dia e shows como Natiruts, Blitz e Casuarina.

A programação terá atrações para todos os gostos e estilos musicais. No sábado, 20 o samba da banda Casuarina dá início às comemorações, com show aberto ao público do Bondinho, a partir de 17h. A grande atração da noite de sábado, 20, é a banda Natiruts, que se apresenta no Morro da Urca cantando os maiores sucesso da carreira, com venda de ingressos à parte.

Já no domingo, 21, é a vez do grupo Batuque na Cozinha e a DJ Carol Legally animarem o fim de tarde do Morro da Urca, em apresentações abertas ao público do complexo turístico. O público poderá curtir também o batuque da escola de percussão de Ivo Meireles.

No sábado, 27, além do tradicional parabéns, a vista inconfundível do cartão-postal ficará ainda melhor com a apresentação do concerto Amores do Rio, com interpretações de músicas de Tom Jobim e Vinicius de Moraes em Coro e Orquestra. Com regência de Jonas Hammar, o concerto contará com cem vozes e uma orquestra de 25 músicos.

A comemoração continua à noite com show da banda Blitz, que fez história no Morro da Urca. Evandro Mesquita e companhia agitam a noite de sábado, 27, no tradicional Anfiteatro do Morro da Urca. O show tem venda de ingressos à parte. Toda a programação do aniversário de 106 anos do Bondinho está disponível no site www.bondinho.com.br.

EcoD