Movimento ecos 2018: programações finais e concretização do projeto socioambiental


Por Elmo Júlio de M. Souza e Júlia Reis

Novembro de 2018, o Movimento Ecos trilha seus percursos finais para a conclusão de suas propostas estabelecidas no decorrer de todo o ano, suas atividades, eventos e segmentos no plano da conscientização ambiental.

O cronograma e agenda foram organizados criteriosamente pela coordenação, estabelece uma série de mobilizações para que o fechamento do Ecos deste ano seja novamente um sucesso. Dia 23 de Novembro, ás 8h, iniciará a caminhada ecológica com as escolas integrantes ao Movimento, com muita festa e alegoria, sendo um símbolo de vitória para todas as equipes e participantes que lutaram pelas suas causas, em prol da melhoria do ambiente natural e sócio-cultural, contribuindo para a sustentabilidade do planeta.

As escolas integrantes estão se preparando para colocar toda a imagem de seus trabalhos desenvolvidos no interior de seus espaços e entorno, mostrando que é possível e necessário tomarmos cuidados com os nossos recursos naturais que promulgam a vida na terra, e ainda mais, que é possível melhorar as condições de vida em todo o lugar do planeta com pequenas iniciativas. Neste caso, o movimento traz a sua força dispondo-se de mecanismos, estruturas e estratégias que levam às escolas públicas meios que tornam possíveis inúmeras atividades e oficinas que tornam possível a recriação dos espaços e novas posturas de maneira muito positivas.

A Caminhada Ecológica Ecos 2018, coroação do Movimento

Para esse ano espera-se mais de 10.000 jovens, representando diversas escolas públicas da RNBH, escolas essas que apresentam a diversidade culturais e realidades bem distintas, mas com um único propósito: o de simbolizar de maneira concreta a preocupação existencial sobre a relação do homem com a natureza, reorientando-se em apresentar iniciativas que possam ofertar melhorias ambientais para todos. A caminhada iniciará às 8h, partindo da praça Raul Soares, centro de Belo Horizonte, seguindo a via da avenida Olegário Maciel, chegando à praça da ALMG, para os eventos culturais e diversas premiações, inclusive dos projetos desenvolvidos nas escolas. A caminhada contará com a participação das equipes das escolas que farão um belo desfile temático que traduz em tudo aquilo que é capaz em poupar a natureza e seus recursos.

Com muito otimismo, os estudantes e professores da Faculdade de Ensino Superior Dom Helder Câmara e EMGE (Escola de Engenharia de Minas Gerais) e apoiadores do Movimento Ecos vem desempenhando toda a organização e incentivos para que o certame seja um sucesso, sempre como ocorreu em anos anteriores.

Terá a presença de escolas do município de Sabará, coordenados pela professora Ciangeli Clarck e que trarão temas importantíssimos de sua cultura e de seu espaço que inclui elementos importantíssimos, tais como o Rio das Velhas, o cinturão verde e os aspectos da cultura local. Escolas que estão no município de Contagem, a nossa cidade industrial, que necessita de aspectos a serem repensados e esclarecidos sobre os cuidados com a poluição e resíduos, escolas do município de Ribeirão das Neves que já conta com 04 escolas integrantes no projeto, Estadual Antonio Miguel, Professora Luíza Maria de Souza, Escola Estadual Carmélia Loff e a Fundação Cidade dos Meninos de Ribeirão das Neves, escolas essas coordenadas pelo professor Elmo Júlio de Miranda e Souza, que atua no planejamento ambiental desse município. Várias escolas das mais tradicionais de várias regiões de Belo horizonte, tais como a Escola Sagrada Família II, Izabel Polck, Estadual Mendes Pimentel, o Instituto de Educação de Minas Gerais, Pedro II, e a Rede do Colégio Tiradentes, parte dessas escolas coordenada pela estudante de Direito Júlia Reis, professor Elmo Júlio e dezenas de outras escolas coordenadas por outros professores do Movimento, que somam maciçamente ao evento.

Entretenimento, diversão e as consagradas premiações

Além das alegorias e fanfarras que tornarão a caminhada emocionante, no palco do Espaço cultural José Aparecido na ALMG, terá a presença da Banda do músico Anderson Coelho com muita música temática, jovem e vibrante, para que todos possam compreender e interpretar que alegria, compromisso e realização, andam de mãos dadas e juntas, e que juntos podemos, sim, podemos construir nossos objetivos, com realidade verdadeira.

No palco haverá a entrega dos troféus melhores projetos de 2018, além dos finalistas do Dança de Rua e do Garoto e Garota Ecos/2018

O evento contará também com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais, pelotão de trânsito, BHtrans, Guarda Municipal e do Corpo assistencial dos Bombeiros e cuidados especiais para o trajeto.

A coordenação Geral do Movimento sob a orientação dos professores Francisco Hass e Luiz Chaves, vêm acompanhando toda a estrutura e disponibilizando todo o apoio do evento.