Caminhada Ecológica deve reunir 10 mil alunos em BH nesta sexta-feira


O grande dia se aproxima e a ansiedade aperta no peito. Na próxima sexta-feira (23), a partir das 8h, entre 6 e 10 mil estudantes de 100 escolas públicas da Grande BH participam da VI Caminhada Ecológica, que sairá da Praça Raul Soares rumo à Praça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população belorizontina sobre a defesa da água e a sustentabilidade socioambiental.

A caminhada também irá encerrar o Projeto Socioambiental 2018 do Movimento ECODOM, iniciativa pioneira desenvolvida pela Escola Superior Dom Helder Câmara e a Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE), em cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. Além de definir vencedores, a final será uma grande festa que reunirá os melhores trabalhos que as escolas participantes fizeram em prol do meio ambiente durante o ano de 2018.

A concentração para a Caminhada Ecológica será na Praça Raul Soares, a partir das 8h. A saída será às 9h e a chegada à Praça da Assembleia está prevista para às 10h. A caminhada irá percorrer a Av. Olegário Maciel. Assim que chegar ao destino final, acontecerão as apresentações dos cinco finalistas da Dança de Rua e do Garota e Garoto ECODOM. O grupo dos jurados fará uma apresentação profissional de Dança de Rua, além da presença da banda cover do Legião Urbana.

Como grande marco do encerramento, a caminhada mobiliza todas as 100 escolas de ensino médio da rede pública de Belo Horizonte e Região Metropolitana participantes e sua comunidade escolar, reunindo mais de 5 mil pessoas em defesa da sustentabilidade socioambiental.

Os alunos da Dom Helder e da EMGE serão contemplados com 6 horas de Atividades Complementares na área da Extensão.

Grande Final

A avaliação das escolas foi realizada a partir dos critérios do Edital e Regimento do Projeto Socioambiental de 2018 no cumprimento de seis etapas, cujos resultados eram postados na Plataforma do Projeto Socioambiental 2018.

Os cinco finalistas dos concursos Dança de Rua e Garota e Garoto ECODOM se apresentarão a partir das 10h na Praça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Vale destacar que os cinco finalistas do Dança de Rua ganharam o figurino desenvolvido pela estilista Camila Torres e tiveram a oportunidade de aprimorar sua dança com uma escola de Dança de Rua de Belo Horizonte.

Também é importante lembrar que cada escola deverá se responsabilizar por produzir cartazes, alegorias em torno da temática ÁGUA; convidar a comunidade acadêmica para a caminhada; criar um grito de ‘guerra’ em defesa da Responsabilidade Socioambiental; produzir uma faixa, de 3 a 4 metros, com o nome da escola; levar uma garrafa de água por pessoa (orientando o descarte correto); organizar o transporte para o local de início da caminhada, usar o uniforme da escola para identificação e levar no mínimo 80% dos alunos inscritos por escola no projeto.

O Movimento ECODOM, por prezar por um ambiente limpo e sem poluição, promoverá um mutirão de limpeza para recolher todo o lixo descartado em local inapropriado.

Movimento ECODOM

O Movimento ECODOM é um Movimento Socioambiental de defesa do meio ambiente que promove atividades socioeducativo em parceria com estudantes, docentes e direção de escolas de Ensino Médio da Rede Pública de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

 

ECODOM – Bárbara Teixeira