Apelo ao jejum para salvar o planeta


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um jejum para salvar o planeta. A poucos dias de começar a Cop24, a conferência climática das Nações Unidas agendada para 4 a 14 de dezembro em Katowice, na Polônia, noventa personalidades, incluindo representantes religiosos, operadores humanitários e sociais e intelectuais na França assinaram um apelo para um jejum por um período entre 30 de novembro e 2 de dezembro. O jejum – sozinho ou em grupo – pode ser quanto à alimentação ou outra coisa.

A informação foi publicada por L’Osservatore Romano, 17/18-11-2018. A tradução é de Luisa Rabolini.

Os signatários da declaração pretendem, assim, “responder ao alarme lançado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática e chamar a atenção dos cidadãos e dos governos para a conferência na Polônia.”

“A nossa ambição – continuam – não é ‘safar-se’, mas aproveitar a oportunidade apresentada por essa crise em grande escala para realizar uma transformação positiva do ser humano”. O jejum, de fato, conforme eles explicam, é “um momento especial que permite refletir sobre a maneira como habitamos o mundo e decidir realmente mudar o nosso modo de vida.”

IHU