Caminhada ecológica une mais de 10 mil estudantes em prol do meio ambiente em BH


A VI Caminhada Ecológica contou com mais de dez mil alunos. / Foto: Thiago Ventura

Emoção à flor da pele. Não há expressão que melhor defina a VI Caminhada Ecológica. Cerca de dez mil pessoas, entre estudantes, professores e ambientalistas, fizeram uma grande festa na manhã desta sexta-feira (23) em Belo Horizonte. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a defesa da água e a sustentabilidade socioambiental, além de encerrar o Projeto Socioambiental 2018 do Movimento ECODOM, os belorizontinos vestiram a camisa e apoiaram a caminhada.

Homenagens, muita dança, cantoria e claro: alegria de sobra. Com faixas, instrumentos musicais, fantasias feitas com materiais recicláveis e gritos em defesa do meio ambiente, a população e os milhares de estudantes saíram da Praça Raul Soares, passaram pela Avenida Olegário Maciel até chegar a Praça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no Bairro Santo Agostinho, Região Centro-Sul da capital.

Coordenador-geral do Movimento ECODOM, o professor Francisco Haas avaliou que a ‘a VI Caminhada Ecológica foi sem dúvida a festa da maior grandeza do Movimento’.

“Conseguir reunir mais de 10 mil estudantes, professores, funcionários e familiares de mais de 100 escolas participantes do Projeto Socioambiental de 2018 é uma grata surpresa. Este ano começamos com 118 escolas e terminamos nesta VI Caminhada Ecológica com a presença de 100 escolas é um espetáculo à parte. O tema da nossa caminhada este ano foi água com um link especial de cada escola do projeto desenvolvido durante o ano todo. Na Praça da Assembleia Legislativa tivemos as finais dos concursos ‘Dança de Rua’ e ‘Garoto e Garota ECODOM 2018’. Também foram conhecidos os ganhadores do Projeto Socioambiental de 2018. Agradeço a parceria e apoio da Dom Helder, da EMGE, da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, das 118 escolas parceiras e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais”, disse Haas, que também é Pró-reitor da Dom Helder e da EMGE.

Coordenador-geral do Movimento EcoDom, o professor Francisco Haas avaliou que a ‘a VI Caminhada Ecológica foi sem dúvida a festa da maior grandeza do Movimento’.

“Conseguir reunir mais de 10 mil estudantes, docentes e familiares de mais de 100 escolas participantes do Projeto Socioambiental de 2018 é uma grata alegria. Este ano contamos com a participação de 118 escolas da Rede Pública de Minas Gerais: um espetáculo à parte. O tema da nossa caminhada neste ano foi água com um link especial de cada escola do projeto desenvolvido durante o ano todo. Na Praça da Assembleia Legislativa tivemos as finais dos concursos ‘Dança de Rua’ e ‘Garoto e Garota EcoDom 2018’. Também foram conhecidos os ganhadores do Projeto Socioambiental de 2018. Agradeço a parceria e apoio da Dom Helder, da EMGE, da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, das 118 escolas parceiras e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais”, disse Haas, que também é Pró-reitor de Extensão da Dom Helder e da EMGE.

O professor coordenador do Projeto, Luiz Chaves ressaltou a participação dos alunos na caminhada. “Foi uma grata surpresa. Nós tivemos milhares de alunos presentes. Nós tivemos em torno de dez mil estudantes participando. É um encerramento com chave de ouro do Projeto que deu certo e que está cada dia mais contagiando as escolas e que hoje tem o apoio da Secretaria de Educação. Eu não tenho dúvida que a partir do próximo ano cada vez mais nós vamos convencer que esse projeto ele não é bom só para as escolas, ele é bom para a população, ele é bom para toda a cidade de Belo Horizonte”, destaca.

Em sua fala, o reitor da Escola Superior Dom Helder Câmara, Paulo Stumpf, SJ, parabenizou os alunos e os incentivou. Para ele, todo os alunos são capazes de alcançar seus sonhos e objetivos. “Somos capazes de construir uma sociedade melhor, ecologicamente sustentável, com direito a educação e a qualidade de vida. Parabéns a vocês! Nós também acreditamos no potencial que vocês têm de conquistar e construir os seus sonhos”, destacou.

A caminhada teve o apoio e acompanhamento da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo Bombeiros, Guarda Municipal e BHtrans. Em alguns pontos da avenida houve a necessidade de intervenção do trânsito para a passagem da caminhada, mas logo foi liberado e voltou a fluir normalmente.

Homenagem

Os alunos do Instituto de Educação de Minas Gerais fizeram uma linda homenagem ao colega Luiz Felipe Siqueira de Souza, que morreu na última terça-feira (20). O estudante ficou seis dias internado no Hospital João XXIII, devido a uma briga com um colega, mas não resistiu aos ferimentos.

Luiz Felipe completaria 18 anos justamente nesta sexta-feira: balões brancos com seu nome escrito, homenagem dos professores da Dom Helder e da EMGE, discurso de seus colegas e até uma canção de parabéns fizeram parte da caminhada. A vida e os sonhos de Luiz Felipe foram bastante representados por seus amigos.

Grande Final

Como grande marco do encerramento do projeto, a caminhada mobilizou 100 escolas de ensino médio da rede pública de Belo Horizonte e da Região Metropolitana participantes e sua comunidade escolar em defesa da sustentabilidade socioambiental.

A grande final foi realizada na Praça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais com muita música, dança e diversão. Os cinco finalistas deram o melhor na competição, mas apenas um poderia levar o grande prêmio.

No primeiro lugar geral do Projeto Socioambiental 2018 ficou a Escola Estadual Professor Moraes, coordenada pela professora Lívia. “A escola demorou, mas abraçou o projeto e quando isso aconteceu ela mobilizou toda a escola e sua comunidade. Eles conseguiram trocar lâmpadas de LED da maioria das salas e trocaram as torneiras para torneiras automáticas”, ressaltou Lívia sobre o desempenho da escola. Já o segundo lugar ficou com a E. E. Guimarães Rosa e o terceiro para a E. E. Francisco Mendes Filho.

A avaliação das escolas foi realizada a partir dos critérios do Edital e Regimento do Projeto Socioambiental de 2018 no cumprimento de seis etapas, cujos resultados eram postados na Plataforma do Projeto Socioambiental 2018.

A vice-diretora da escola, Sandra Dantas, comentou e parabenizou os alunos pelo esforço e dedicação ao projeto. “Foi um ano de trabalho intenso, a equipe se dedicou bastante, procurou cumprir todos os prazos e fizeram um projeto socioambiental excelente na escola. Estávamos torcendo muito para ganhar e eu só tenho a agradecer”.

Os vencedores com o melhor projeto socioambiental e do concurso ‘Dança de Rua’ e ‘Garoto e Garota Ecos’ ganharam troféus, medalhas e os tão esperados smartphones. Veja a Classificação final das escolas ganhadoras.

Dança de Rua

1° – E. E. Professor Guilherme Azevedo Lage

2º – E. E. Henrique Diniz

3º – E. E. Carmélia Gonçalves Loffi

4° – E. E. Professor Moraes

5º – E. E. Manuel Casasanta

Os cinco finalistas do Dança de Rua ganharam o figurino desenvolvido pela estilista Camila Torres e tiveram a oportunidade de aprimorar sua dança com uma escola de Dança de Rua de Belo Horizonte.

Aline Negrona, uma das juradas do Dança de Rua destacou o talento dos alunos. “Achei maravilhoso o entusiasmo dos meninos. Foi um prazer poder ensaiar um dos grupos. Todos os grupos estavam muito bem empenhados, os figurinos ficaram lindos, a dança ficou maravilhosa, uma determinação maior que a outra. E foi realmente maravilhoso. Eu adorei!”.

“É muita emoção, foi muito bom. A gente batalhou muito para chegar até aqui. Passamos por muita coisa, muita batalha, mas a gente conseguiu e a gente ganhou e é isso que importa. A amizade que a gente vai levar daqui é muito grande. Eu estou muito agradecida à Dom Helder, a EMGE e ao projeto por esta oportunidade”, disse Camila Vitória, uma das alunas vencedoras do concurso.

Garoto e Garota ECOS

Tradição no projeto, o concurso Garoto e Garota ECOS também mobilizou os estudantes. Os vencedores foram:

1º – E. E. Prof. Zoroastro Viana Passos – Davi Gabriel Pereira da Silva e Janaína Lariane de Souza Santos.

2º – E. E. Cidade dos Meninos SVP – Natieli Stephanie Ferreira de Souza e E. E. General Carneiro – Wadrian Alejandro Dantas de Souza

3º – E. E. Cidade dos Meninos SVP – Maicon Alexandre Pereira e E. E. Alberto Delpino – Larissa da Silva Almeida

4º – C. Tiradentes da PMMG (U. Avelino Camargos) – Edson Borges de Souza e Maria Isadora Alves Silva.

5º – E. E. Mendes Pimentel – Raissa Almeida Duque e E. E. Carmélia Gonçalves Loffi – João Vitor Matos Soares

Camila Torres, estilista e uma das juradas, elogiou a criatividade dos alunos ao confeccionar as peças para o desfile final. “Achei o desfile incrível! Mais uma vez os meninos surpreenderam com a criatividade e originalidade e com a dedicação em fazer as peças. Estou super encantada!”

Movimento ECODOM

O Movimento ECODOM é um Movimento Socioambiental de defesa do meio ambiente que promove atividades socioeducativas em parceria com estudantes, docentes e direção de escolas de Ensino Médio da Rede Pública de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Em 2017, o projeto foi um dos vencedores do VIII Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza.  Foi escolhido como Melhor Exemplo de Educação Ambiental.

Na edição deste ano do prêmio,  José Cláudio Junqueira, professor da Dom Helder e EMGE e coordenador técnico do ECODOM, recebeu a homenagem ‘Sou Ecológico’.

Clique aqui, confira o álbum de fotos.

 

ECOS – Bárbara Teixeira