Seminário promove troca de experiências sobre Logística Reversa


O professor José Cláudio Junqueira foi um dos organizadores do seminário Logística Reversa Foto (Patrícia Almada / DomTotal)

 

Por Patrícia Almada
Repórter DomTotal

Cases de sucesso, oportunidade de adquirir mais conhecimentos e planejamento para o futuro dos resíduos sólidos. Durante o seminário Logística Reversa, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e o grupo de pesquisa ‘O impacto da disposição inadequada de resíduos sólidos, Dom Helder Escola de Direito, os participantes trocaram experiências inovadoras, compartilharam desafios e refletiram sobre resíduos sólidos.

Para um dos organizadores do evento, o professor da Dom Helder José Cláudio Machado, os dois dias de seminário foram de alto nível, tanto pelos palestrantes, quanto pelo debate.

“Discutimos sobre os instrumentos jurídicos que permitem a aplicação da legislação. Além disso, os esclarecimentos da ABES e de também de advogados que vieram apresentar a experiência de São Paulo foram importantes para mostrar também que Belo Horizonte e municípios mineiros têm direito ao ressarcimento pelo trabalho que eles estão fazendo”, ressaltou. “Espero que todo esse aprendizado que o grupo de pesquisa está tendo possa desenvolver novas iniciativas, inclusive com a Dom Helder e a Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) em apoio aos municípios, juntamente com o órgão ambiental que correalizou o seminário”.

Experiência

Três experiências foram apontadas pelo professor José Cláudio como importantes para o seminário. Os cases de sucesso de São Paulo, Brasília e Portugal. Além disso, a troca de experiências com pessoas de outros estados e país ampliou o conhecimento sobre resíduos sólidos.

“O estado de São Paulo realmente está com um processo bem mais avançado que os outros estados brasileiros, mas também tivemos (o exemplo) de Portugal. O professor Mário Russo, da Universidade de Viana do Castelo, apresentou que em quatro anos, apesar de Portugal ser um país pequeno, eles conseguiram desenvolver um processo e atingir o nível da comunidade europeia. A coisa mais importante que ele falou é a seguinte: ‘O que precisa haver é decisão política’. O Brasil tem toda a legislação necessária, mas o que precisa é de decisão política. E por fim, a experiência do Distrito Federal é muito interessante também, pois mostrou que com a vontade política do governador foi possível implantar um sistema com a inclusão social dos catadores de lixo reciclado.

ECODOM

O seminário Logística Reversa também abriu um leque de oportunidades para o Movimento ECODOM, projeto ambiental desenvolvido pela Dom Helder e EMGE. A iniciativa desenvolve diversos trabalhos em escolas públicas de Belo Horizonte, sempre com foco ambiental. O professor José Cláudio também destacou o papel do seminário para o Movimento.

“O evento abriu uma oportunidade enorme para o ECODOM, não só para a própria Dom Helder e EMGE, mas para 110 escolas que o projeto está trabalhando. Neste evento foi nos apresentado uma experiência interessante da Plastivida com escolas públicas no município de Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Até fizemos contato para vermos como podemos ter a Plastivida como parceira. É uma experiência muito interessante porque eles colocam pontos de coleta de plástico nas escolas. Não só o plástico gerado nas escolas, mas o plástico que os estudantes trazem de casa”, diz o professor, destacando que todo material é comprado pela empresa.

Palestrantes da tarde de sexta

Durante o período da tarde foram apresentados os seguintes temas:

– Propostas de novos instrumentos econômicos para fomentar o cumprimento da LR e para a ampliação do Parque Industrial da Reciclagem;

– Incoerências no marco legal que dificultam a operacionalização dos SLR;

– Os desafios encontrados na comercialização de materiais recicláveis coletados seletivamente;

– Alternativas existentes na legislação tributária que podem agilizar a implantação dos SLR;

Oportunidades para a ampliação do Parque industrial da reciclagem em Minas Gerais: o caso da reciclagem do vidro.