ONU lança desafio de volta às aulas para combater poluição plástica nos mares


Produção de plástico ameaça vida marinha. Foto: ONU/Saeed Rashid

ONU Meio Ambiente convida professores e estudantes de todo o Brasil a participar do Desafio de Volta às Aulas Mares Limpos, uma mobilização global para reduzir o uso de plástico descartáveis nas escolas e no dia a dia das crianças.

O iniciativa tem como objetivo levar mais informação aos alunos, colégios e famílias sobre o problema do consumo excessivo do plástico. A proposta é difundir as melhores formas de mudar o triste cenário da poluição plástica nos oceanos — que recebem todos os anos até 13 milhões de toneladas do material.

Por meio do Desafio Volta às Aulas Mares Limpos, a ONU Meio Ambiente oferece uma ferramenta para que professores trabalhem esse tema com suas turmas, de forma lúdica e conectada.

Para participar, os docentes interessados deverão desenvolver um projeto para a redução do uso de plásticos descartáveis na escola e/ou no dia a dia dos alunos, a ser implementado ao longo do primeiro semestre escolar. O projeto deve incluir atividades que conectem os estudantes com a temática, disseminem informação no ambiente acadêmico e proponham formas de diminuir o uso de plástico descartável no cotidiano da instituição de ensino e também das famílias. Os alunos deverão registrar a implementação da iniciativa em fotos, vídeos e texto.

Acesse o documento com todas as instruções sobre o Desafio clicando aqui.

Até o dia 30 de junho, o professor/professora responsável deverá compartilhar em meio online a história do projeto, usando as hashtags #CleanSeas, #MaresLimpos e #DesafioEscolasMaresLimpos. Também é necessário enviar um e-mail para cleanseas@un.org (com cópia para mareslimpos@gmail.com) com o link da publicação online e as informações solicitadas no documento do Desafio (página 3).

Também é interessante enviar uma breve explicação sobre o projeto e os seus resultados em inglês. Não é necessário registrar o projeto com antecedência.

Os prêmios para as escolas ganhadoras no Brasil serão divulgados em breve e o resultado sai em agosto desse ano.

Desafio já aconteceu nos países do Hemisfério Norte e os resultados serão divulgados pela ONU Meio Ambiente num futuro próximo.

No documento do Desafio, é possível acessar mais informações e também atividades sugeridas para a sala de aula. Mas a ONU Meio Ambiente ressalta que os professores não precisam se prender a essas indicações e podem criar com liberdade outras ações para envolver a escola e a comunidade.

ONU News