Novas propostas do EcoDom em prol da sustentabilidade do planeta para 2019


O Movimento EcoDom retomou suas atividades em 2019 organizando o quadro de tarefas do projeto junto às escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com apoio da Escola Superior Dom Helder Câmara, da Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) e da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEEMG).

Desde o início de fevereiro, a equipe EcoDom se reúne para discutir ideias, propostas e estratégias que irão compor o novo edital de regulamento do projeto e o cronograma de atividades, tarefas e eventos. O objetivo principal dessa reestruturação é proporcionar maior dinamismo na organização das atividades, bem como no calendário de eventos.

Composta por professores, estagiários, coordenadores e alunos das duas instituições, a equipe EcoDom organizou as escolas de Belo Horizonte e região em grupos distintos. Os professores do movimento estão fazendo visitas, reuniões e o cadastro de equipes das escolas no EcoDom 2019.

Foram levadas propostas de desenvolvimento do projeto às equipes participantes com o intuito de desenvolver a Pegada Ambiental e demais atividades artístico-culturais nas escolas.

As instituições que já participam do projeto também foram divididas em grupos e estão recebendo a visita dos estudantes bolsistas do projeto para o desenvolvimento das atividades já programadas.

Para o professor Elmo Júlio de Miranda, inserir a educação ambiental no currículo dos estudantes é uma das motivações do Movimento EcoDom para alcançar os objetivos e criar uma consciência socioambiental.

 

Depoimento do professor Elmo Júlio de Miranda, veterano no projeto:

O trabalho continuado é um aspecto importantíssimo, pois revela várias transformações de um trabalho, uma pesquisa e uma nova postura criada nesses espaços escolares onde o EcoDom e as equipes se uniram para mudar realidades. Nitidamente, em retorno às escolas, nós, professores, observamos tais mudanças – verdadeiras conclusões nos objetivos propostos foram conquistados e realizados, e não somente àqueles que são entregues quando se encerra o relatório de tarefa final do projeto. Aqui queremos dizer sobre a transformação espacial, pela mudança de hábito em consumo da água e da energia; sobre a especialização de aproveitamento de espaços para cultivo; sobre os cuidados e reaproveitamento dos resíduos e, principalmente, sobre a capacidade de multiplicação de novas posturas às famílias do entorno e toda a comunidade.

É admirável quando você retorna à escola após o exercício do projeto no ano anterior e se depara com uma instituição mais verde, mais organizada, com coleta seletiva interna e com toda a harmonização dos espaços. Particularmente, admirei espaços de escolas que posso citar seguramente com relação a essas mudanças, caso esse da Escola Estadual Manoel Martins, que até se programou com a colheita de milho, mandioca, quiabo, abóbora e outras hortaliças para a merenda escolar. Alimento orgânico que se traduziu em um trabalho assíduo do professor Bruno e sua equipe, com auxílio de nosso Movimento EcoDom e colaboração da Embrapa. Também observei a harmonia e a satisfação dos professores Renato e Silvana com o retorno do projeto a sua escola, Carmélia Gonçalves Loff, onde toda uma realidade ambiental foi transformada. A imensa satisfação do Instituto de Educação em se preocupar com a ideia de repensar a reciclagem e o reaproveitamento de materiais advindos da atual reforma do prédio.

Em 2019, o EcoDom segue com várias propostas de eventos, inovando e estimulando as equipes, desde a essência das categorias do projeto na escola, tais como os eventos artísticos culturais – Festival de Dança, Garota e Garota EcoDom, Campeonato Mineiro de Matemática e outros que serão definidos e oficializados.

 

Depoimento do professor Thiago Loures, novato no projeto:

A conscientização dos alunos se concretiza na medida em que eles passam a ter interesse em zelar pelo espaço que ajudaram a melhorar. Possibilitar ao aluno sair do seu cotidiano para se tornar um agente transformador da comunidade escolar é algo mágico.

Fiquei muito honrado com o convite para ingressar no Movimento EcoDom. Já tive a oportunidade de conhecer o trabalho de várias escolas rumo à sustentabilidade e à educação ambiental de seus alunos.

Destaco, por exemplo, a Escola Estadual Margarida de Melo Prado, que se valeu do projeto para integrar toda a comunidade escolar, no intuito de melhorar o ambiente que ocupam. As professoras Ludmila e Marta me mostraram a horta feita no projeto, em uma área que não era utilizada pela escola. Há ainda vários espaços grafitados, nos quais não se verifica nenhuma tentativa de pichação.

Observei o engajamento de outras escolas, de modo que, antes mesmo de receberem nossa primeira visita do ano, já estão em forte sintonia pela continuidade dos projetos, caso da Escola Estadual Guimarães Rosa, onde se vê, além da vontade de toda comunidade escolar, a força para tirar ideias do papel, colocando em prática o desenvolvimento sustentável, registrando o espírito de liderança e competência da professora Ana Cláudia, que estimula seus alunos a entregar o melhor de si, para efetivação da educação ambiental. 

Entendemos que o exercício da educação ambiental, por meio da aliança do Movimento EcoDom com os jovens estudantes, vem realmente provocando uma nova mentalidade, que constrói ações concretas e otimismo a esses grupos de jovens com formação e procedência diversas. Eles contribuirão para a construção de uma sociedade mais consciente e justa com a natureza e com o planeta.

 

Equipe EcoDom