Estudo confirma que a biodiversidade de insetos está ameaçada em todo o mundo


Os grupos de insetos afetados incluem não apenas especialistas que ocupam nichos ecológicos específicos, mas também muitas espécies comuns e generalistas. (GLady/ Pixabay)
A biodiversidade de insetos está ameaçada em todo o mundo. Confira uma uma revisão abrangente de 73 relatórios históricos de declínios de insetos de todo o mundo e avaliamos sistematicamente os fatores subjacentes.

O estudo é de Francisco Sánchez-Bayo, da University of Sidney, e Kris A.G. Wyckhuys, da University of Queensland, Austrália, publicado na revista acadêmica Biological Conservation.

  • Mais de 40% das espécies de insetos estão ameaçadas de extinção.
  • Lepidoptera, Hymenoptera e escaravelho (Coleoptera) são os táxons mais afetados.
  • Quatro táxons aquáticos estão em perigo e já perderam uma grande proporção de espécies.
  • A perda de habitat pela conversão para a agricultura intensiva é o principal motor dos declínios.
  • Poluentes agroquímicos, espécies invasoras e mudanças climáticas são causas adicionais.

O estudo revela taxas dramáticas de declínio que podem levar à extinção de 40% das espécies de insetos do mundo nas próximas décadas. Em ecossistemas terrestres, Lepidoptera, Hymenoptera e escaravelhos (Coleoptera) parecem ser os táxons mais afetados, enquanto que quatro grandes táxons aquáticos (Odonata, Plecoptera, Trichopterae Ephemeroptera) já perderam uma proporção considerável de espécies.

Os grupos de insetos afetados incluem não apenas especialistas que ocupam nichos ecológicos específicos, mas também muitas espécies comuns e generalistas. Concomitantemente, a abundância de um pequeno número de espécies está aumentando; estas são todas espécies adaptáveis e generalistas que ocupam os nichos vagos deixados pelos que estão em declínio.

Entre insetos aquáticos, habitats e generalistas dietéticos, e espécies tolerantes a poluentes estão substituindo as grandes perdas de biodiversidade experimentadas em águas dentro de ambientes agrícolas e urbanos.

Os principais determinantes do declínio de espécies parecem estar em ordem de importância:

i) perda de habitat e conversão para agricultura intensiva e urbanização;

ii) poluição, principalmente por pesticidas e fertilizantes sintéticos;

iii) fatores biológicos, incluindo patógenos espécies introduzidas; e

iv) mudança climática.

Este último fator é particularmente importante em regiões tropicais, mas afeta apenas uma minoria de espécies em climas mais frios e em regiões montanhosas de zonas temperadas.

Um repensar das práticas agrícolas atuais, em particular uma séria redução no uso de pesticidas e sua substituição por práticas mais sustentáveis, baseadas na ecologia, é urgentemente necessário para retardar ou reverter tendências atuais, permitir a recuperação de populações de insetos em declínio e salvaguardar os serviços ecossistêmicos vitais. Eles providenciam, além disso, remediação eficaz. Tecnologias devem ser aplicadas a águas limpas e poluídas em ambientes agrícolas e urbanos.

EcoDebate, 12-02-2019.