EcoDom: Um jeito mineiro de pensar a educação ambiental


Equipe EcoDom da E. E. Guimarães Rosa ganhadora do segundo lugar do Projeto Socioambiental 2018.

Por Ciangeli Clark e Caio Lara

Minas Gerais é terra da diversidade em seus mais diversos aspectos ambientais, sociais e econômicos. É retrato de um povo que vive da terra e para a terra. Portanto, respeitar o meio ambiente é fundamental para a continuidade da cultura mineira.

O Projeto Socioambiental EcoDom propõe ferramentas para fomentar a discussão ambiental nas escolas, despertando nos discentes e docentes consciência e sensibilidade para criar ações que modifiquem e protejam o espaço escolar. Essas ferramentas respeitam e seguem a tradição dos cuidados ambientais dos mineiros.

Aproximadamente há 40 anos, foi realizada a Conferência de Tbilisi – 1977, marco na defesa da efetivação da educação ambiental. Este importante evento já alertava para a necessidade de o ser humano discutir, coletivamente, os problemas ambientais de maneira consciente e participativa em todos os níveis de ensino.

O EcoDom, seguindo as orientações desta conferência, realiza, por meio da interdisciplinaridade, o estudo da educação ambiental envolvendo a comunidade escolar em suas atividades. Discutir as relações humanas e a forma como são utilizados os bens ambientais, muitas vezes, inconscientemente da finitude e do dano causado por seu modo de vida, é um de seus objetivos.

Efetivado em 150 unidades de ensino de Belo Horizonte e Região Metropolitana, o Projeto Socioambiental EcoDom desenvolve ações condizentes com a realidade escolar, possibilitando a melhoria dos espaços naturais e criados pelo homem e ressignificando as estruturas físicas e as relações sociais para melhor convivência.

Desta forma, o movimento promove o diálogo sobre as tecnologias utilizadas e os impactos ambientais; a relação do consumo com a extração de recursos naturais; a economia e o consumo; o crescimento econômico e a escassez de recursos naturais; a proteção ambiental e a cultura tradicional; as transformações na paisagem e o resgate histórico-cultural e, por fim, o consumo consciente são alguns exemplos dos temas explorados nos projetos. Estas ações promovem a efetiva educação ambiental de maneira prática, inclusiva, coletiva e participativa.

A construção do Projeto Socioambiental se dá por toda a comunidade escolar, incentivando a investigação de diversos problemas vivenciados pela coletividade e minimizando seus efeitos ou, na medida do possível, solucionando-os.

Genebaldo Freire Dias nos ensina que a educação ambiental “deverá promover a disseminação do conhecimento e de informações sobre as questões ambientais, contribuindo assim para a formação de uma consciência crítica regional e nacional”. (DIAS, 199, p.175).

O EcoDom é um jeito mineiro de pensar, criar, planejar, desenvolver e fazer a educação ambiental de maneira prazerosa e efetiva dentro das escolas.

 

Edição: Bárbara Teixeira – Equipe EcoDom