Lançamento Oficial Ecodom 2019 – Estimulando o multilateralismo em prol do meio ambiente


Por Júlia Reis Andrade e Prof. Lívia Maria Cruz Gonçalves de Souza

O lançamento oficial do projeto EcoDom 2019 acontecerá no próximo sábado, dia 30 de março. Espera-se aproximadamente 150 escolas participantes do projeto que estimula suas escolas a mobilizarem seus alunos a criarem um projeto socioambiental voltada para necessidade da escola.

O projeto tem início efetivo em abril e geralmente finaliza seu trabalho em novembro com a caminhada ecológica. O aprendizado construído neste período dentro e fora das escolas reflete direta e indiretamente na vida desses jovens, pois eles passam a olhar ao redor e fazer diferença no ambiente escolar que muitas das vezes é visto sem empatia pelo corpo acadêmico.

A responsabilidade pela proteção e preservação ambiental é do Estado, mas também de todos os brasileiros, segundo a Constituição do Brasil de 1988. Tamanha importância que foi adquirindo a proteção ambiental que muitas constituições incorporaram o Direito ao Meio Ambiente ecologicamente equilibrado em seus textos. Como exemplo temos as constituições do Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Equador, Espanha, entre outras.

A comunidade internacional vem chamando atenção para a necessidade de atuação conjunta no enfrentamento dos problemas climáticos. Na perspectiva do desenvolvimento sustentável, cada geração deve utilizar conscientemente seus recursos naturais de modo a deixar uma reserva para as gerações seguintes.

Ocorre que, para além da modificação da exploração e utilização de recursos naturais, é preciso alterar o comportamento humano em relação ao meio ambiente. As discussões no cenário internacional, neste sentido, apontam para a junção de esforços, buscando minimizar intervenções negativas à vida dos seres vivos através ações antrópicas, como rotineiramente vem acontecendo.

Estima-se que mais de oito milhões de toneladas de plásticos chegam aos oceanos anualmente, ocasionando a morte de milhares de tartarugas, baleias e outros animais marinhos. Há esperança? É possível mudar diante de um consumo exacerbado como atualmente se vê? Acredita-se que sim, missão difícil, mas não impossível se todos estiverem unidos em prol de um bem maior. Onde entra o EcoDom nessa história? O EcoDom desenvolve atividades, reflexões e estimula ações referentes à proteção ambiental. Demonstra a relevância de inserir a educação ambiental nas escolas públicas, reforço multilateral que contribui para a formação de cidadãos conscientes e engajados com a questão ambiental.

O trabalho das equipes EcoDom vem progredindo e alcançando resultados interessantes. Planta-se a semente em cada jovem participante do projeto, colhe-se novas perspectivas ambientais em cada escola parceira.

Que seja dada largada! A todas as escolas, sucesso na criação e desenvolvimento do projeto, com muita alegria, criatividade e respeito.