Movimento EcoDom apresenta a “Pegada Ambiental 2019” neste sábado


O grande lançamento da Pegada Ambiental 2019 se aproxima. Neste sábado, 30 de março, às 8h30, as escolas parceiras e convidados conhecerão a nova proposta do Movimento EcoDom para este ano. Estarão presentes cerca de 160 escolas de Belo Horizonte e Região Metropolitana, professores e alunos participantes do projeto e representantes do Governo de Minas.

No ano passado, o projeto mobilizou mais de 5 mil alunos que estavam diretamente envolvidos no projeto. Com o empenho dos mesmos e com a orientação dos professores coordenadores e nucleadores e dos bolsistas da Dom Helder/EMGE, as ações desenvolvidas têm o efeito multiplicador com alcance potencial de mais de 300 mil alunos e ainda com impacto sobre a comunidade.

Vale lembrar que o Movimento EcoDom é uma iniciativa de sucesso que tem promovido a conscientização ambiental e a mudança de hábitos para milhares de jovens desde 2011. O projeto foi agraciado com o Prêmio Hugo Werneck de “Melhor exemplo de educação ambiental de 2017” e, em 2018, envolveu 118 escolas da rede pública estadual em diversas ações educacionais e culturais, com acompanhamento do Grupo de Pesquisa Científica do Mestrado ou Doutorado da Escola Superior Dom Helder e EMGE.

A Pegada Ambiental é a base para a avaliação da efetividade das ações desenvolvidas pelas escolas participantes, a partir de critérios que compõem o Índice Pegada Ambiental (IPA). Com ele, é possível medir o quanto cada escola avançou em seu índice de sustentabilidade ao final de um ano de trabalho. Inspirado no conceito de Pegada Ecológica desenvolvida pelos pesquisadores William Rees e Mathis Wackernagal, nos EUA, em 1995, essa metodologia tem o aval da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal).

Exemplo efetivo da metodologia da pegada ambiental está nas dez escolas que receberam o Certificado Prata da Pegada Ambiental. Entre estas, também está a escola vencedora do Projeto Socioambiental 2018, a E.E. Professor Morais, que utilizou a criatividade dos alunos através de cartazes, lembretes, rifas e gincanas para a redução do consumo de energia, água e resíduos sólidos.

A escola se empenhou e, com o dinheiro das rifas e da venda de 162 kg de latinhas de alumínio, o equivalente a 10.020 latinhas, recolhidas pelos alunos dentro da escola, arrecadou um valor que foi utilizado para a compra de 44 lâmpadas de LED, 11 torneiras automáticas e 6 sensores de presença. Todos estes equipamentos usados para a redução de consumo foram instalados nos cômodos da escola.

No lançamento da Pegada Ambiental 2019, o público também terá a oportunidade de assistir à palestra “Empreender Sonhos: Motivações para Fazer a Diferença”, com o professor e palestrante Tio Flávio, no Auditório da Dom Helder/EMGE. A estrutura do EcoDom para o ano será discutida e as orientações para a inscrição das escolas na nova plataforma do movimento serão passadas.

Bárbara Teixeira e Pablo Pires – Equipe EcoDom