Pesquisa associa as ondas de calor simultâneas às mudanças climáticas antropogênicas


Bombeiros combatem um incêndio florestal em Valparaiso, um dos piores já registrados no Chile. (Raul Zamora/ AFP)

Muitas pessoas se lembrarão no verão passado – não apenas na Suíça, mas também em grandes partes do resto da Europa, assim como na América do Norte e na Ásia. Múltiplos lugares ao redor do mundo experimentaram calor tão severo que pessoas morreram de insolação, geração de energia teve que ser reduzida, trilhos e estradas começaram a derreter, e as florestas pegaram fogo. O que realmente preocupa nessa onda de calor foi que ela afetou não apenas uma área, como a região do Mediterrâneo, mas várias entre as zonas temperadas e o Ártico ao mesmo tempo.

Os pesquisadores da ETH concluíram que a única explicação de por que o calor afetou tantas áreas ao longo de vários meses é a mudança climática antropogênica. Estas são as conclusões do recente estudo que a pesquisadora climática da ETH, Martha Vogel, apresentou ontem na conferência de imprensa da União Europeia de Geociências, em Viena. O artigo resultante deste estudo está atualmente em revisão para uma publicação acadêmica.

Analisando modelos e observações

No estudo, Vogel, membro da equipe da professora ETH Sonia Seneviratne, examinou as áreas do hemisfério norte ao norte da 30ª latitude que sofreram calor extremo simultaneamente de maio a julho de 2018. Ela e seus colegas pesquisadores concentraram-se em regiões agrícolas e áreas densamente povoadas. Além disso, eles analisaram como as ondas de calor de larga escala devem mudar como conseqüência do aquecimento global.

Para explorar esses fenômenos, os pesquisadores analisaram dados baseados em observações de 1958 a 2018. Eles investigaram simulações de modelos de última geração para projetar a extensão geográfica que as ondas de calor poderiam alcançar até o final do século, se as temperaturas continuarem a subir.

Aumento maciço nas áreas afetadas pelo calor intenso

Uma avaliação dos dados do verão quente do ano passado revela que, em um dia médio de maio a julho, 22% das terras agrícolas e áreas povoadas no Hemisfério Norte foram atingidas simultaneamente por temperaturas extremamente altas. A onda de calor afetou pelo menos 17 países, do Canadá e dos Estados Unidos à Rússia, Japão e Coréia do Sul.

Ao estudar os dados de medição, os pesquisadores perceberam que essas ondas de calor de larga escala surgiram no hemisfério norte em 2010, depois em 2012 e novamente em 2018. Antes de 2010, no entanto, os pesquisadores não encontraram exemplos de grandes áreas. sendo afetado simultaneamente pelo calor.

Extremos de calor generalizados cada vez mais prováveis

Os cálculos de modelo confirmam essa tendência. À medida que a terra se torna mais quente, extremos de calor generalizados tornam-se cada vez mais prováveis. De acordo com as projeções do modelo, cada grau de aquecimento global fará com que a área de terra nas principais regiões agrícolas ou áreas densamente povoadas no Hemisfério Norte, que é simultaneamente afetada pelo calor extremo, cresça em 16%. Se as temperaturas globais subirem a 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais, então um quarto do hemisfério norte experimentará um verão tão quente quanto o verão de 2018 a cada dois dos três anos. Se o aquecimento global atingir 2 graus, a probabilidade de Um período de calor extremo aumenta para quase 100%. Em outras palavras, a cada ano o calor extremo afetará uma área tão grande quanto a onda de calor 2018.

“Sem a mudança climática que pode ser explicada pela atividade humana, não teríamos uma área tão grande sendo afetada simultaneamente pelo calor como fizemos em 2018”, diz Vogel. Ela está alarmada com a perspectiva de calor extremo atingindo uma área tão grande quanto em 2018 a cada ano se as temperaturas globais subirem 2 graus: “Se no futuro mais e mais regiões agrícolas e áreas densamente povoadas forem afetadas por ondas de calor simultâneas, teria consequências graves ”.

Calor coloca a segurança alimentar em risco

O Professor Seneviratne acrescenta: “Se múltiplos países são afetados por esses desastres naturais ao mesmo tempo, eles não têm como se ajudar mutuamente.” Isso foi ilustrado em 2018 pelos incêndios florestais na Suécia: naquela época, vários países puderam ajuda com infra-estrutura de combate a incêndios. No entanto, se muitos países estiverem enfrentando grandes incêndios ao mesmo tempo, eles não poderão mais apoiar outros países afetados.

A situação do fornecimento de alimentos também pode se tornar crítica: se amplas extensões de áreas vitais para a agricultura forem atingidas por uma onda de calor, as colheitas poderão sofrer perdas maciças e os preços dos alimentos disparariam. Qualquer um que ache essas suposições excessivamente pessimistas faria bem em relembrar a onda de calor que assolou a Rússia e a Ucrânia em 2010: a Rússia interrompeu completamente todas as suas exportações de trigo, o que elevou o preço do trigo no mercado global. No Paquistão, um dos maiores importadores de trigo russo, o preço do trigo subiu 16%. E como o governo paquistanês cortou os subsídios alimentares ao mesmo tempo, a pobreza aumentou 1,6%, de acordo com um relatório da organização humanitária Oxfam.

“Tais incidentes não podem ser resolvidos por países individuais agindo por conta própria. Em última análise, eventos extremos que afetam grandes áreas do planeta podem ameaçar o fornecimento de alimentos em outros lugares, até mesmo na Suíça ”, enfatiza Seneviratne.

Ela continuou apontando que a mudança climática não se estabilizará se não nos esforçarmos mais. Atualmente, estamos em curso para um aumento de temperatura de 3 graus. O Acordo de Paris visa um máximo de 1,5 graus. “Já estamos sentindo claramente os efeitos apenas do ponto em que a temperatura média global aumentou desde a era pré-industrial”, diz Seneviratne.

Artigo citado:

Vogel MM, Zscheischler J, Wartenburger R, Dee D, Seneviratne SI. Concurrent 2018 hot extremes across Northern Hemisphere due to human-induced climate change. Earth’s Future, em revisão.

* Com informações da European Geosciences Union General Assembly, Press Meeting.

EcoDebate