EcoDom e os desafios do sistema socioeducativo em Belo Horizonte


Por Caio Lara

A Escola Estadual Jovem Protagonista funciona dentro do sistema socioeducativo em Belo Horizonte, no ensino fundamental e médio. Os desafios diários para os professores, a direção e corpo técnico são muitos, uma vez que seus alunos estão em regime de privação de liberdade após alguma medida judicial. São adolescentes e jovens adultos que, por razões distintas, entraram em conflito com a lei, e que estão instalados em sete unidades diferentes.

Como trabalhar a responsabilização socioambiental com um público que experimenta as dores da privação de liberdade? Em busca desta resposta, o Projeto EcoDom, pela primeira vez em sua história, recebeu a inscrição de uma equipe nestas condições para a realização das tarefas previstas no âmbito do projeto.

Desde o início das atividades, percebe-se o entusiasmo do vocacionado diretor da escola, Vinícius Aparecido Braz. O mesmo sentimento é encontrado no semblante dos competentes professores Michelle Piancastelli Richard e Guilherme Souza Aleixo, que auxiliam na orientação das tarefas. A expectativa geral é de que o EcoDom seja um novo caminho no processo educativo desses jovens, de modo a fortalecer o vínculo deles com a escola. Espera-se que possam aprender importantes lições para o prosseguimento de sua trajetória de vida em liberdade após o cumprimento da medida socioeducativa.

A possibilidade de entrarem no curso superior em Direito, Engenharia Civil ou Ciência da Computação, com o auxílio de uma bolsa de estudos conferida pelo projeto, anima os membros da equipe. Sem dúvida, é uma grande oportunidade de mudar a narrativa negativa sobre eles, algo comum e generalizado.

Para os cinco bolsistas da Escola Superior Dom Helder Câmara e da Escola de Engenharia de Minas Gerais que acompanham a equipe, será uma grande oportunidade de aprender com a experiência e de prestar uma grande contribuição para a sociedade. Além do aprendizado nas questões ambientais típicas do EcoDom, o cuidado com o outro, a questão da empatia e da alteridade fazem parte também do contexto desta atividade de extensão universitária. Ao mesmo tempo em que ajudarão na transformação da vida dos alunos da Jovem Protagonista, eles certamente também estarão sendo transformados.

Edição – Equipe EcoDom