Prova de seleção do CEM faz sucesso nas escolas do EcoDom


Alunos das escolas parceiras do Movimento EcoDom fizeram, na manhã desta quinta-feira (23), as primeiras provas do Campeonato Estadual de Matemática (CEM), que foram recebidas com muito ânimo e entusiasmo pelos participantes.

Despois da abertura do edital para todas as escolas públicas de Minas Gerais, a prova de seleção passou a ser optativa, deixando a escolha da equipe participante do CEM a cargo das escolas. As escolas que optaram em fazer o processo seletivo próprio terão que informar os 10 alunos selecionados até 30 de maio.

Através dos bolsistas, a Equipe EcoDom recebeu inúmeros elogios de diretores, professores e alunos que adoraram a oportunidade de participar do CEM. Os professores ressaltam a importância de uma competição como essa para incentivar os alunos a estudar principalmente para o Enem 2019.

Todos os alunos do Instituto de Educação de Minas Gerais inscritos no CEM demonstraram muita alegria após o termino das provas. O aluno Saymon Johnson Morais Sabino, do Colégio Tiradentes PMMG, declarou que gostou muito da prova e está esperançoso com o resultado. Agradecido com a oportunidade de participar do campeonato, o aluno Alessandro Junio de Souza Oliveira, deficiente visual, da E. E. Carmo Giffoni, declarou em vídeo que faz todas as provas para testar seus conhecimentos.

A prova fazia parte da primeira etapa com processo individual. A segunda etapa do campeonato acontece a partir de agosto, com desafios feitos para as equipes. A terceira etapa serão exercícios de treinamento em equipe durante o mês de setembro. A grande final do campeonato, no estilo mata-mata, será no dia 5 de outubro.

Os ganhadores do primeiro lugar do CEM farão uma viagem para conhecer o Centro Espacial da Nasa, Kennedy Space Center, localizado na Flórida, EUA. A dupla classificada em segundo lugar ganhará uma viagem para o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos (SP). Haverá ainda prêmios de destaque na forma de bolsas de estudo para cursos de Engenharia Civil e Ciência da Computação na EMGE.

Confira algumas fotos de hoje:

Bárbara Teixeira – Equipe EcoDom