O início de uma mudança nas escolas


Por Júlia Andrade 

As escolas participantes do projeto EcoDom 2019 iniciaram o desenvolvimento efetivo de seus projetos. Nesta etapa, a escola deverá desenvolver um projeto escrito e pelo menos uma ação de sensibilização na escola comunicando os temas escolhidos e as ações que serão desenvolvidas de acordo com um cronograma montado pela escola.

A escola poderá escolher no mínimo 3 das 10 opções de temas disponíveis no projeto sendo que água ou energia são obrigatórios.

  1. Ações para a Redução do Consumo de Água
  2. Ações para a Redução do Consumo de Energia
  3. Ações para a Redução do Consumo de Papel
  4. Ações para a Redução da Geração de Resíduos Sólidos
  5. Ações de Reciclagem e Reaproveitamento de Resíduos Sólidos
  6. Ações para a Promoção da Alimentação Saudável
  7. Ações para a Recuperação e Conservação do Ambiente Escolar, inclusive áreas verdes
  8. Ações para melhoria e Conservação da Infraestrutura Escolar
  9. Ações para melhorar o Trânsito Sustentável
  10. Ações para inserção de temas ambientais nos conteúdos curriculares.

Os temas são muito interdisciplinares, então a escola fazendo um projeto bem elaborado, consegue progredir em todas as ações propostas.

Inicialmente, para se desenvolver essa atividade, deve ter como base a ficha diagnostica feita na primeira fase pela escola. Observando a ficha da escola, ficará nítido as áreas que precisam de mais atenção. Consequentemente, as que terão mais opções de ações para se desenvolver e mais resultados a serem colhidos durante o ano.

O projeto muda hábitos na escola e transforma o olhar dos alunos para os temas ambientais e sociais. “O aluno se torna o verdadeiro protagonista no projeto”, diz a professo Adriane Araújo da E. E. José Mesquita.

Edição – Bárbara Teixeira – Equipe EcoDom