Dom Helder e EMGE participam de feira de profissões na E. E. Governador Milton Campos


Por Elmo Júlio de Miranda

Buscando incentivar seus alunos à realização de um curso superior, a E. E. Governador Milton Campos (Colégio Estadual Central) realizou na última quarta-feira (5), a tradicional feira de profissões. Foi apresentado à comunidade escolar o vasto caminho de escolhas profissionais através de palestras e mostras sobre o assunto.

A feira teve a participação de várias faculdades de Belo Horizonte, que montaram estandes para a divulgação e explicação de como são os cursos ofertados por cada instituição.

Vários alunos e professores presentes se impressionam com o evento. A feira de profissões também contou com exposições culturais, científicas, tecnológicas e de entretenimento, organizadas pela comunidade escolar.

O Colégio Estadual Central, localizado no tradicional Bairro Santo Antônio, de Belo Horizonte, é considerado um dos berços acadêmicos da educação mineira, responsável por um histórico de profissionais renomados de Minas Gerais. A instituição assume o compromisso de ensinar com qualidade seus jovens a várias décadas. A direção da escola é composta pelo diretor João Pereira Neto e pelos vice-diretores Vanessa Nicoletti e Antônio Carlos Mayr.

Grande participação

A Escola de Direito Dom Helder Câmara e a Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) estiveram presentes na feira apresentando a estrutura dos cursos de Direito, Engenharia Civil e Ciência da Computação. O estande foi muito procurado pelos estudantes, que queriam saber mais sobre os cursos oferecidos. Cerca de 4 mil pessoas estiveram presentes na feira.

Os estudantes de Direito Leonardo e Natan, juntamente ao professor Elmo Júlio, organizaram todo o processo de divulgação, efetivando explicações aos visitantes, bem como distribuindo informativos, folders e cartilhas sobre os cursos.

Muitas dinâmicas foram realizadas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Jogos de perguntas e respostas testaram o conhecimento do público sobre várias questões relacionadas ao meio ambiente no presente. Os exercícios falavam sobre preservação, conservação, sustentabilidade, ações básicas de proteção ao meio ambiente e aos ecossistemas brasileiros. A brincadeira rendeu brindes àqueles que acertavam as perguntas.

Observações positivas e promissoras

O estande da Dom Helder e EMGE rendeu muitos agradecimentos e comentários positivos dos dirigentes da escola, que ofereceram plena atenção aos representantes da faculdade. A equipe EcoDom e sua professora orientadora Cláudia Conti estiveram presentes para prestigiar a exposição. De acordo com a equipe, as atividades socioambientais que vêm assumindo são um elo forte entre a escola e as faculdades.

O professor Elmo, professor nucleador do colégio, diz que conseguiu sentir envolvimento e interesse muito grandes dos alunos com os cursos. “Consegui observar a energia de envolvimento, o coletivismo e o compromisso desses eventos, que acabam por contribuir para a melhoria da educação. Essas atividades são ferramentas que canalizam conhecimento, condutas e responsabilidades dos jovens e professores que realmente se preocupam com uma escola ativa e uma educação plena”, diz.

Ter o Colégio Estadual Central como berço acadêmico é motivo de orgulho para seus ex-alunos, muitos dos quais se tornaram referências e personalidades de destaque em suas comunidades profissionais. Um dos professores coordenadores de EcoDom, José Cláudio Junqueira, formou-se na instituição em 1968, com excelente base para estudar na UFMG. A professora nucleadora do EcoDom, Ciângeli Clark também se formou na instituição 1984.

Os estudantes que visitaram a Feira de Profissões deixaram vários depoimentos sobre os estandes, os cursos e o desejo de estudar na Dom Helder e na EMGE.

A aluna Rafaella Luana Pereira disse que pesquisava sobre as instituições e que pôde esclarecer muitas dúvidas sobre os cursos oferecidos. “Há muito tempo venho pesquisando e obtendo informações sobre a excelência dos cursos da Dom Helder e da EMGE, tanto no curso de Direito como no de Engenharia e, com certeza, ano que vem deverei estar lá. Fiquei muito contente com as explicações aqui no estande pelos seus monitores”, afirmou.

Já Larissa Oliveira, outra aluna da instituição que está cursando agora o 3º ano do ensino médio, disse que quer seguir a tradição da família repleta de engenheiros e que sua primeira opção de faculdade é a EMGE. “Venho de uma tradição de engenheiros na família. Com certeza estou mirando o curso de Engenharia Civil na EMGE pela seriedade que a escola parece ter. Tenho amigos que estudam Civil na EMGE e elogiam muito a qualidade do ensino”.

A aluna Isa Gabiella Mathias, do 3° ano do ensino médio, é integrante da equipe EcoDom na instituição. Ela ressalta que as atividades do projeto abrem portas para ingressar na faculdade. “Meu sonho é estudar na EMGE, pois quero fazer o curso de Engenharia Civil e creio que a faculdade é inovadora no curso, acreditando no histórico que sua parceira Dom Helder traz”.

Edição – Equipe EcoDom