Conhecer, pensar e agora: fazer!


Por Willio Campos

É hora de sujar as mãos de terra, de suar a camisa, de reunir a galera entorno de uma mesa e fazer aquela caixinha coletora de pilhas decorada com material reciclado.

Através desta caixinha no ponto de coleta que muitos quilos de material eletrônico, que seriam descartados como lixo comum viram novas ideias. A consciência ambiental pressupõe mudança de comportamento como resultado de uma mudança de olhar. O que antes não funcionava passa a ser matéria-prima para novas ideias.

Essas ideias são fonte para a mudança do ambiente escolar. É em um muro pintado ou o um canteiro capinado que os alunos ganham oxigênio para fortalecer as relações e fazer com que mesmo em adversidades um novo ambiente possa ser (re)construído. É fazer a diferença em um mundo que precisa de ações.

A aluna Camilla Vitória Almeida Amaral Antunes, da E. E. Guilherme de Azevedo Lage, conta como o EcoDom tem feito a diferença em sua escola. “Todos os projetos implantados estão nos motivando bastante a ver nossa escola melhor, a ver as pessoas mudando atitudes com nosso incentivo. É incentivador saber que, no futuro, olharemos para trás e veremos que fizemos história, que deixamos um ensinamento social e sustentável. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas nós sabemos que juntos podemos!”.

Não é diferente a visão da professora Laura Furquim Werneck Xavier, orientadora da equipe Ecoilacir, da E. E. Ilacir Perreira Lima. “O projeto está desenvolvendo nos alunos o interesse pela sustentabilidade e também pelo respeito ao meio ambiente. Além disso, um interesse pela alimentação saudável”.

O Movimento EcoDom se consolida cada vez mais como um instrumento educacional de cunho ambiental que veio para ficar. Na E. E. Maria De Lourdes De Oliveira, no Bairro Maria Goretti, as ações extrapolam o muro da escola, como aponta a diretora Marléia Dias Avelar.

“Quando o Projeto EcoDom chegou à escola, não imaginava que seria tão significativo para a consciência ambiental da comunidade escolar. A capacidade de perceber, julgar e refletir sobre problemas ambientais cotidianos, foi visível após o projeto, que vem proporcionando aos alunos o desenvolvimento de ações simples, mas que alcançam importantes resultados. Hoje, os alunos entendem que somos todos responsáveis e parte do meio ambiente. Existe uma preocupação real em relação ao descarte de resíduos  (lixo) e à economia de recursos, principalmente água e energia. Preocupação essa que tem se estendido a toda a comunidade escolar, que vem demonstrando total envolvimento. A partir do EcoDom, foi criada a horta na escola e o ‘Ecoponto’, onde a comunidade escolar e local, pode descartar seu lixo reciclável. Além disso, muitos alunos participam das ações com muito empenho, pois vislumbram a oportunidade de fazer parte do grupo acadêmico da Dom Helder Escola de Direito. Me sinto feliz por ter feito uma parceria que privilegia a comunidade escolar através de uma prática pedagógica consciente, levando a uma mudança positiva de atitude”.

Pequenas ações sempre fazem grande diferença! Juntos podemos!

Edição – Equipe EcoDom