#ToNaVirada: Movimento EcoDom agita espaço Pet Friendly da Virada Cultural 2019


 

Música, gincana e, claro, muita conscientização marcaram a manhã e começo de tarde do último domingo (21) do Movimento EcoDom. Integrantes do Movimento usaram o espaço Pet Friendly da Virada Cultural de Belo Horizonte para levar ao público presente um pouco sobre o que é o projeto.

Comandaram o stand o coordenador-geral Francisco Haas e os professores nucleadores Júlia Andrade, Elmo Júlio e Caio Lara. Os estudantes também passaram por lá e elogiaram a iniciativa.

“A presença do Movimento EcoDom na Virada Cultural de Belo Horizonte mostra que o projeto já é visto, pelo poder público, como parte da cultura de Minas Gerais. Para nós é uma satisfação poder demonstrar para os cidadãos que a sustentabilidade socioambiental precisa definitivamente fazer parte da cultura das pessoas, da consciência da mudança traduzida em hábitos e do convívio saudável do homem com seu ambiente”, diz o coordenador.

O público participou com entusiasmo da gincana promovida pelo Movimento. Foram feitas perguntas sobre meio ambiente com direito a brinde para quem acertasse. Teve disputa entre os mais velhos, teve criança dando um show de inteligência e teve até um coral de respostas certas.

O Movimento EcoDom conseguiu levar a todos, de forma descontraída, a sensibilidade pelo nosso planeta, a conscientização de que é preciso cuidar do bem comum para garantir o futuro que não existirá sem a natureza.

Paulo César, um dos ganhadores da nossa gincana, parabenizou pela ação e deixou uma mensagem de alerta para a população belorizontina. “O ser humano tem que aprender a preservar a natureza. Ela é a fonte da riqueza e todos têm que enxergar isso. O ser humano é muito sem graça: queima, mata e derruba árvores. Então, parabéns a vocês! Nunca tinha visto isso antes em Belo Horizonte, chego a ficar até emocionado de tanta alegria ao ver essas ações de conscientização”.

Outro ganhador da gincana, Marcos Vinícius, conta que também é a primeira vez que vê esse tipo de iniciativa em uma Virada Cultural de BH. “Participei de todas as Viradas de BH e é a primeira vez que eu vejo essa iniciativa que é boa para o meio ambiente. É importante que o homem veja isso”.

O espaço Pet Friendly, além de um local para conscientização sobre o meio ambiente, foi um espaço de discussão sobre os direitos animais, para tirar dúvidas sobre vacinas, de descontração, de descanso para os pets e de adoção consciente de animais. O espaço foi todo revestido com grama natural para que os pets também pudessem aproveitar a Virada.

Bárbara Teixeira – Equipe EcoDom