No Brasil, Pacto Global da ONU promove quiz sobre estilo de vida e mudanças climáticas



O Dia de Sobrecarga da Terra é a data em que o consumo de recursos do planeta pelos seres humanos ultrapassou a capacidade que a natureza tem de repor esses recursos ao longo do ano. Foto: NASA

Neste 29 de julho, a comunidade internacional lembra o Dia de Sobrecarga da Terra — a data em que o consumo de recursos do planeta pelos seres humanos ultrapassou a capacidade que a natureza tem de repor esses recursos ao longo do ano. O Pacto Global da ONU convida cidadãos brasileiros a avaliar, por meio de um quiz online, se os seus hábitos contribuem com a sobrecarga ou com a sustentabilidade do planeta.

Atualmente, a Terra é o lar de quase 7,7 bilhões de pessoas. Com o teste, a Rede Brasil do Pacto Global quer que os brasileiros reflitam sobre a questão: “se todos tivessem o meu estilo de vida, será que o planeta estaria caminhando para um colapso ambiental ou estaríamos na trilha certa da sustentabilidade?”.

O quiz analisa, de forma simplificada, a chamada “pegada de carbono” — o volume de emissões de gases causadores do efeito estufa decorrentes direta ou indiretamente das ações de cada ser humano.

As perguntas e a metodologia do quiz foram elaboradas pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU, com o apoio da Way Carbon.

Faça o teste clicando clicando aqui.

O Dia de Sobrecarga da Terra é definido pela organização internacional de pesquisa Global Footprint Network, usando a ferramenta de pegada ecológica da instituição.

ONU News