CEM entra na terceira etapa: desafios estarão disponíveis a partir de segunda-feira


As férias acabaram, agosto começou e trouxe com ele mais uma etapa do Campeonato Estadual de Matemática (CEM). Na próxima segunda-feira, dia 5, será lançado o primeiro desafio da terceira fase do campeonato, que envolve 1.500 estudantes de ensino médio de mais de 100 escolas públicas do Estado de Minas Gerais. Para quem pensa que será a fase mais difícil, muita calma: além de testar seus conhecimentos matemáticos, a criatividade será um ponto fundamental na avaliação.

Isso mesmo! A matemática não envolve só números e contas. Nessa nova etapa, serão apresentadas aos alunos situações de vida real que eles terão de entender e transformar em problemas matemáticos.  As equipes terão dois desafios disponíveis na plataforma do CEM para resolução a cada 15 dias até setembro, quando começará a etapa de exercícios para treinamento. Em outubro acontecerá a grande final no estilo “mata-mata”.

Vale lembrar que todas as atividades do CEM devem ser feitas em equipe – outro ponto que será avaliado – e sob a coordenação do seu professor orientador. Além disso, neste primeiro desafio, os alunos deverão trabalhar a proatividade, a argumentação, a comunicação, a capacidade de análise, o gerenciamento do tempo, a observação e a capacidade de resolver problemas.

A comissão organizadora do CEM desenvolveu uma avaliação própria, sem gabarito fixo, mas que observará a correção dos dados apontados nas respostas. Os trabalhos apresentados deverão ultrapassar a teoria e partir para a prática, a fim de solucionar todos os problemas apresentados. Os critérios de avaliação estarão disponíveis na própria plataforma do campeonato.

Como estímulo aos alunos, as equipes que mais se destacarem nesta etapa poderão receber uma Menção Honrosa da coordenação e terão seus trabalhos publicados nos sites da Dom Helder Escola de Direito, EMGE e EcoDom.

Fique atento! As datas devem ser cumpridas a rigor, pois qualquer atraso levará à eliminação da equipe. Não deixe para resolver os problemas na última hora, porque quanto melhor for o seu resultado, maior a chance de você e sua equipe se destacarem no campeonato e chegarem à NASA!

Equipe EcoDom