Equipes das escolas do EcoDom reiniciam atividades após recesso escolar


Por Elmo Júlio

Após o período de recesso, as equipes EcoDom se preparam para o início da fase final do projeto: quarta e quinta tarefas, concursos de Dança, de Fotografia Garoto e Garota EcoDom, 2º Seminário EcoDom, Pegada Ambiental e Caminhada Ecológica. Várias escolas já têm alguns resultados de seus projetos, que estão apresentando transformações importantes e são visíveis para os professores e bolsistas da Dom Helder e EMGE.

Ao fim do primeiro semestre do ano letivo, muitas transformações espaciais, melhorias estruturais, implantação de hortas e jardinagens e outros segmentos propostos pelas equipes foram registrados em visitas às escolas. O incentivo do EcoDom capacitou, estimulou e animou os jovens a perceberem que é possível mudar e transformar o ambiente com atitudes que podem revelar bons resultados.

Inicialmente, verificava-se que várias escolas possuíam áreas desnudas a céu aberto sem a presença de verde. Hoje, apresentam um espaço com maior harmonia e produtividade. A diminuição de dejetos que virariam lixo também foi um aspecto bem trabalhado e, atualmente, há reaproveitamento do mesmo para a produção de objetos artesanais, compostagem e coleta seletiva. A conscientização sobre o consumo de água, energia, papel etc. também foi bastante discutida com os alunos com resultados satisfatórios ao longo do semestre.

A dinamização das equipes tem se revelado promissora, tanto no quesito da ética, postura e mudanças de paradigmas, quanto na questão avaliativa, revelada através dos números apresentados, importantes para análise estatística da eficácia do EcoDom para essas escolas, jovens e professores.

Nos meses de junho e julho, foram observados trabalhos e oficinas com resultados muitos positivos. Suas ações e atividades foram implantadas com disposição para mudar a realidade e contribuir para um ambiente mais saudável e sustentável:

  • A Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade já exibe uma horta grande, na qual são produzidas várias espécies de hortaliças, legumes, raízes, ervas medicinais e temperos que servem à cozinha da escola, incrementando a merenda escolar. Os alunos vêm mantendo a produção de adubo orgânico com as sobras de cascas e outros resíduos da própria escola. A orientação é do professor Cléver, que está muito empenhado com a sua equipe.
  • O Colégio Tiradentes Avelino Camargos, situado no bairro Água Branca, também vem desenvolvendo melhorias no interior do colégio, aproveitando seus espaços de maneira inteligente e introduzindo áreas verdes nos espaços que não eram utilizados. Hoje, estes espaços estão sendo ocupados com hortas e jardins, trabalho este incentivado pelo EcoDom desde 2017. O colégio está desenvolvendo um catalizador inteligente para coleta de águas pluviais, evitando assim o alto consumo de água tratada para serviços de limpeza e cuidados com plantas e jardins. A orientação é do professor Michel, que reflete preocupação com um planeta mais sustentável e com a postura de seus alunos em relação à preservação e conservação ambiental.
  • Outra escola cujas atividades vêm se destacando é a Escola Estadual Professora Luíza Maria de Souza, que tem realizado feiras de artesanatos, envolvido toda a escola com a coleta de pets, recipientes plásticos, papel, papelão e outros resíduos, transformando-os em objetos utilitários que fomentam a feirinha. A venda destes produtos será revertida em melhorias na estrutura da escola, tais como a troca de torneiras, caixa d’água e organização das fiações. A escola recentemente organizou a sua segunda mobilização sobre o perigo do trânsito em seu entorno, chamando a atenção de toda a sua comunidade. A equipe orientada pela professora Fernanda levou uma peça de teatro para as ruas principais do entorno da escola, com cartazes e alegorias sobre cuidados nas vias de circulação.
  • A Escola Estadual Manoel Martins de Melo continua a sua jornada elaborando oficinas e estratégias para o aproveitamento de todos os seus espaços, revitalizando áreas que antes não eram utilizadas e dimensionando o plantio de hortas e a presença do verde na escola. Para isso, a escola utiliza essa estrutura de organização para coletar materiais que antes eram descartados no entorno da escola pelos alunos e suas famílias. Até o presente momento, mais de 500 pneus estão organizados na escola, servindo de sementeiras e canteiros para a produção de hortaliças de várias espécies, que estão servindo a merenda escolar e às famílias que contribuem com os cuidados. A orientação é do professor Bruno, que abraça a causa ambiental na escola com muito empenho.

No mês de agosto, o EcoDom volta às escolas no intuito de incentivar e dinamizar todas essas atividades. No segundo semestre, vamos ajudar as escolas a atingir seus objetivos e ensinar sobre a importância de que, juntos, podemos transformar o planeta com boas iniciativas e novas atitudes.

Edição – Equipe EcoDom