Encontro de formação de agosto apresenta soluções e novidades


As aulas voltaram e novos alunos chegaram para compor a equipe EcoDom. Nos dias 5 e 6 de agosto, além do tradicional encontro de formação, os novos bolsistas puderam conhecer e aprender mais sobre o projeto. Fora isso, os novos editais e o calendário para o segundo semestre foi apresentado.

O segundo semestre do EcoDom é sempre movimentado: já em agosto, no dia 24, teremos o 2º Seminário da Pegada Ambiental, que irá direcionar e tirar dúvidas sobre as próximas atividades. Além disso, teremos uma palestra com um convidado muito aclamado pelo público, tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo Bombeiros Militar de Minas Gerais, que falará sobre o principal tema do nosso seminário: “O nosso papel diante das transformações climáticas: como posso fazer a diferença?”.

Também no seminário serão apresentados aos diretores, professores orientadores, alunos representantes e bolsistas os editais dos Concursos de Dança e de Fotografia Garota e Garoto EcoDom. Vale lembrar que os editais já estão disponíveis na plataforma do EcoDom e as inscrições serão abertas nos dias 17 e 19 respectivamente.

O convite para o segundo seminário já está disponível na plataforma para a confirmação de presença. Ao final do evento, um certificado será gerado no nome dos presentes, portanto, lembre-se de colocar os nomes corretos das pessoas que virão.

Em agosto, os alunos terão a oportunidade de trocar até 30% de suas equipes, fazendo esta atualização até, no máximo, o dia 26. Outra coisa é que, agora, as equipes poderão ter vices-representantes com acesso à plataforma do EcoDom! Assim, ficará mais fácil repassar as atividades aos integrantes do grupo. Porém… a responsabilidade de fazer as postagens ainda será do aluno representante da equipe, uma vez que o vice terá poderes limitados.

E para não se atrasarem com as postagens, um alerta sobre as datas limites será emitido quando entrar na plataforma, assim, será mais fácil o monitoramento do tempo de vocês. Esses alertas serão enviados para os professores orientadores e para os representantes e só aparecerão faltando dois dias para a data final de postagem.

E mais uma coisa: os professores nucleadores, agora, vão receber um comunicado informando se as equipes postaram as tarefas ou não. Dessa forma, o professor poderá cobrar direitinho as escolas que se atrapalharam com as datas.

A Pegada Ambiental está chegando à reta final e os alunos da Iniciação Científica da Dom Helder já vão começar a analisar os dados postados pelas equipes. Não se esqueçam de preencher corretamente os campos para não serem prejudicados. Em caso de dúvida, os alunos da Iniciação Científica estão disponíveis. Basta entrar em contato com o seu professor nucleador que ele fará o requerimento.

Por último, mas não menos importante, o primeiro desafio do Campeonato Estadual de Matemática (CEM) está disponível para os alunos representantes na parte de “tarefas” da plataforma do EcoDom. Esta etapa somará pontos e treinará os alunos para a grande final em outubro. Lembre-se: isso pode te levar para a Nasa!

Equipe EcoDom