Tenente Pedro Aihara é um dos convidados para o 2º Seminário da Pegada Ambiental 2019


Vem chegando o grande dia em que as novas atividades do Movimento EcoDom serão apresentadas aos parceiros do projeto. O seminário é destinado aos diretores, professores orientadores, alunos representantes das equipes das 150 escolas parceiras e bolsistas da EMGE e da Dom Helder.

No próximo sábado, 24, a partir das 8h30, será realizado o “2º Seminário da Pegada Ambiental 2019: Desenvolvimento da escola pública sustentável em MG”. Contaremos com a participação especial do porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), tenente Pedro Aihara, que falará sobre o tema “Nosso papel diante das transformações climáticas: como posso fazer a diferença?”.

Também estarão presentes nossos professores nucleadores, o coordenador geral do projeto, Francisco Haas, o reitor da Dom Helder Escola de Direito, Paulo Umberto Stumpf SJ, o reitor da Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE), Franclim Brito, e representantes do Governo do Estado de Minas Gerais.

Com a chegada de agosto, os novos editais dos concursos de Fotografia Garota e Garoto EcoDom e Dança EcoDom foram disponibilizados na plataforma do projeto. Este ano houveram algumas mudanças e novidades nos editais. Neste seminário explicaremos detalhadamente cada edital e tiraremos dúvidas.

A continuação das tarefas do Projeto Socioambiental 2019 e a certificação da Pegada Ambiental serão abordados na ocasião. No segundo semestre começam a ser avaliados os resultados dos projetos das equipes e o Grupo de Iniciação Científica da Dom Helder começa a calcular o Índice de Pegada Ambiental das escolas participantes.

Além disso, contaremos com a presença da coordenadora do Centro de Simulação de Intercâmbio (CSI) da Dom Helder e EMGE, Aline Oliveira, para explicar e tirar dúvidas sobre as próximas etapas do Campeonato Estadual de Matemática (CEM). Vale lembrar que estamos na etapa de desafios em que são somados pontos para a escolha dos finalistas da competição sbs-depot.com.

Para trazer uma mensagem de conscientização ao público presente, convidamos o porta-voz do CBMMG, tenente Pedro Aihara, que desenvolveu um papel importantíssimo no desastre socioambiental de Brumadinho. Com toda a sua experiência, o militar contará um pouco de sua história e dará dicas de como podemos fazer a diferença diante das transformações climáticas pelas quais o planeta está passando.

Por fim, mas não menos importante, falaremos sobre a 7ª Caminhada Ecológica e a solenidade de encerramento do Projeto Socioambiental 2019, que já têm data marcada. Ao final do seminário, os professores e alunos poderão se reunir com seus professores nucleadores e bolsistas para traçar estratégias sobre o andamento dos projetos.

Um certificado será gerado a todos que participarem do seminário. Para isso, foi aberta uma tarefa específica para confirmação de presença em que foi solicitado o nome completo de todos que comparecerão ao evento. O prazo para a confirmação de presença foi até a última segunda-feira (19). Solicitem o seu professor nucleador caso não tenham conseguido confirmar a presença até essa data.