Amor e dedicação através da educação ambiental


Por Willio Campos

Engana-se quem pensa que educação se resume ao conhecimento técnico de disciplinas naturais ou sociais. Também se engana quem entende que educação são regras de etiquetas. Educação é mais. Muito mais!

De acordo com a Constituição da República, a educação é direito de todos e tem como aspectos a serem observados a qualificação para o trabalho, o exercício de cidadania e o pleno desenvolvimento das potencialidades humanas.

Crentes na construção de uma educação responsável e comprometida com o meio ambiente, o Movimento EcoDom trabalha com instrumentos para a construção de uma nova realidade nas escolas, mas também na vida pessoal de cada um dos envolvidos.

Há grandes transformações visíveis na estrutura da escola, no ambiente escolar e na qualidade da merenda, já que muitos projetos alimentam a cantina com a produção de uma horta feita pelos próprios alunos. No entanto, a maior transformação está no material humano.

O professor orientador Estevão Fernandes, da Escola Estadual Coração Eucarístico, localizada no Bairro Vera Cruz, aponta que o projeto ajuda no crescimento humano dos alunos ampliando a sua percepção socioambiental.

“O Movimento EcoDom tem ajudado muito no desenvolvimento dos alunos. A partir da equipe formada e das ações colocadas em prática, os alunos têm desenvolvido sua pró-atividade e ampliado a percepção de pertencimento ao ambiente escolar. A relação aluno/escola tem se transformado e extrapolado as ações propostas no projeto, pois, através da consciência de preservação e desenvolvimento do ambiente, mais intervenções vêm sendo feitas, como a revitalização da horta hidropônica, a conscientização para economia de água e energia, a limpeza dos espaços da escola e a criação de espaços dedicados à beleza e autoestima com a melhoria estrutural dos banheiros e o oferecimento de produtos de higiene pessoal para os alunos (ideia e ação dos próprios alunos). Enfim, o EcoDom serve de impulso para, a cada dia, fazermos uma escola melhor”, considera o professor.

As visitas de acompanhamento do projeto, realizadas por nós professores nucleadores, também são instrumentos para nossa transformação. O contato com a juventude, seus sonhos, sua visão de mundo e, sobretudo, seu sorriso, nos revela a certeza de que nosso presente foi construído com o nosso passado e, por sua vez, nosso futuro será construído com o nosso presente. O sonho que se planta hoje é a realidade que se colhe amanhã. A semente é um sonho, mas a planta é realidade esperada. O ato e potência de Aristóteles é irrefutável.

Particularmente, tive experiências fantásticas ao revisitar as escolas essa semana. Pude ver sorrisos de uma felicidade simples, de realização de cuidar de uma semente para ela se tornar planta. Mas vi também expressões de grandes projetos pessoais.

Na visita à E. E. Coração Eucarístico, ainda na rua, reparei que o chão estava escrito, mas sem uma ordem dada às palavras (algumas viradas, outras quase apagadas) consegui entender algumas e fotografar poucas. Expressavam sentimentos e sonhos de um futuro melhor. “Ser médica”, “policial federal”, “advogar”, eram algumas palavras que consegui registrar, mas duas me chamaram mais a atenção: “escrever um livro de sucesso” e “ser feliz”.

Confesso que ao ler essas duas expressões de futuro de duas pessoas, precisei respirar um pouco mais fundo, refletir o que sucesso e felicidade significavam na minha vida e na vida das pessoas que ali escreveram. Lembrei que o livro mais lido no mundo, traz a vida simples de um homem, cujo único princípio era o amor ao próximo.

Mesmo diante de tantas adversidades, a educação é um ato de amor. De doação e dedicação ao próximo. Se olharmos mais profundamente iremos entender que felicidade e sucesso só são possíveis se dedicamos com amor ao que nos propomos a fazer.

Estamos todos no caminho certo.

Edição – Equipe EcoDom