Responsabilidade com o meio ambiente pautou o 2º Seminário da Pegada Ambiental 2019 neste sábado


Tenente Pedro Aihara ao lado do coordenador geral do Movimento EcoDom, Francisco Haas, reitor da Dom Helder Escola de Direito, Paulo Umberto Stumpf SJ, e do professor nucleador Caio Lara.

Você já parou para pensar qual é o nosso papel diante das transformações climáticas hoje? Aparentemente, não temos muito controle do que acontece com a nossa natureza. Mas, você já pensou que nossas atitudes isoladas, quando somadas, podem gerar grandes consequências?! Esta foi a reflexão que o Tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, nos trouxe no “II Seminário da Pegada Ambiental 2019: Desenvolvimento da escola pública sustentável em MG”, realizado neste sábado (24), no Espaço Cultural Dom Helder/EMGE.

Prestigiaram o evento o reitor da Dom Helder Escola de Direito, Paulo Umberto Stumpf SJ, a pró-reitora de ensino da instituição, Anacélia Santos Rocha, as representantes da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG), Dra. Geniana Guimarães Faria e professora Ana Silva Pereira, o coordenador geral do Movimento EcoDom, Francisco Haas, o professor coordenador do NPJ da Dom Helder, Luiz Chaves, o professor da Iniciação Científica da Instituição, José Cláudio Junqueira e a coordenadora do Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI), Aline Oliveira.

Também estiveram presentes os professores nucleadores e bolsistas do movimento e mais de 100 escolas parceiras do EcoDom representadas por seus diretores, professores orientadores e alunos. Dentre estes, com destaque especial às professoras Carla Juliana Pereira dos Santos, da E. E. Maurício Murgel, Veridiana Martins dos Santos, da E. E. Getúlio Vargas e Alexandra Castro Lima, da E. E. Maria Luiza Miranda Bastos, que deram o seu testemunho de como o projeto está modificando os alunos e a própria escola.

Em suas palavras, o reitor da Dom Helder, Paulo Umberto Stumpf SJ, levantou a questão dos incêndios na Amazônia e dos desastres ambientais que Minas Gerais sofreu, deixando uma breve reflexão quanto às políticas ambientais. “Nós estamos vivendo um momento sem dúvidas muito preocupante na área ecológica. Pudemos observar esta semana os eventos relacionados a Amazônia e a manifestação internacional de repúdio à degradação e ao desmatamento da região. Nós devemos ter a consciência que, daqui a bem pouco tempo, país nenhum vai comprar o minério de Minas Gerais se esse estado não garantir uma política socioambiental com desenvolvimento sustentável”, salientou.

Além disso, o reitor agradeceu a cooperação técnica da SEE-MG com o Movimento EcoDom e recebeu em troca agradecimentos da representante do órgão, que também parabenizou o projeto. “É com muita gratidão que nós da Secretaria de Educação participamos de um momento tão importante e tão significativo num contexto que tanto nos preocupa. É um prazer para a nossa Secretaria ter como parceira uma instituição renomada como a Dom Helder, tão preocupada com os valores éticos e sociais. O ato educativo é o pressuposto da prevenção. A gente precisa disso, é nas nossas escolas que a gente trabalha com a perspectiva da prevenção”, diz.

Contextualizando a situação atual do Movimento EcoDom tivemos a fala do coordenador geral que alertou para os prazos de postagem das próximas tarefas e comentou sobre as próximas atividades do projeto. Vale lembrar que as tarefas do Projeto Socioambiental 2019 estão disponíveis na plataforma do EcoDom, onde também é possível ver um calendário com todas as datas de eventos e entrega de atividades.

Além disso, um grande convite foi feito aos diretores presentes: no dia 9 de novembro o Movimento EcoDom oferecerá um churrasco festivo no Campus III da Dom Helder, em Casa Branca, distrito de Brumadinho, para que os diretores possam sair um pouco da rotina e relaxar. Também já começou a ser montada a comissão que organizará a Caminhada Ecológica 2019 que acontecerá no dia 22 de novembro.

Pegada Ambiental 2019

O professor José Cláudio Junqueira, coordenador da Iniciação Científica da Dom Helder, responsável pela avaliação da Pegada Ambiental, falou um pouco sobre como está o andamento das avaliações dos índices da pegada. As escolas participantes são avaliadas em 10 índices e certificadas no final do projeto de acordo com o empenho das mesmas. Este ano, a escola que mais se destacar e ganhar o certificado de escola mais sustentável, poderá levar o professor orientador e dois alunos da equipe EcoDom para Fernando de Noronha.

É importante lembrar que os participantes da Pegada Ambiental 2019 devem preencher um formulário, que está disponível na plataforma, com os dados necessários para a somatória final das estatísticas. Para auxiliar no preenchimento, o professor Junqueira fez um vídeo explicando o que é cada índice da pegada ambiental e com o que ele deve ser preenchido.

CEM

Para tirar algumas dúvidas sobre o Campeonato Estadual de Matemática (CEM), convidamos a professora Aline Oliveira que explicou brevemente em que etapa o campeonato está. Lançado a cerca de quatro meses, hoje o CEM se encontra na fase de desafios que somam pontos e desclassificam as equipes que não postarem a resolução até a data prevista.

Vale lembrar que já está aberto o segundo desafio e a data limite para a postagem da resolução é até a próxima sexta-feira (30). Em setembro estarão disponíveis os exercícios de treinamento para a grande final do campeonato que acontece ao vivo no dia 5 de outubro.

Editais autônomos

Os editais autônomos do segundo semestre do EcoDom foram expostos durante o seminário para esclarecimento do público presente. O professor nucleador, Thiago Loures e a estagiária de comunicação, Bárbara Teixeira comandaram as explicações.

Sobre o edital do Concurso de Dança EcoDom foi explicado que as inscrições já foram abertas e estas devem ser feitas até o dia 2 de setembro com a postagem do link do YouTube da dança de cada equipe. A partir dos links, serão selecionadas 20 equipes que participação das eliminatórias no dia 27 de setembro, na Praça da Assembleia. Serão selecionados 5 finalistas que participarão da grande final do Movimento no dia 22 de novembro. O edital com mais informações pode ser encontrado na plataforma do EcoDom.

Já sobre o Concurso de Fotografia Garota e Garoto EcoDom 2019 foi exposto que as inscrições também já começaram e vão até o dia 1º de novembro. Porém, é importante lembrar que esta inscrição equivale à postagem de uma foto do modelo, usando a vestimenta escolhida, na tarefa específica do concurso na plataforma. Não se esqueça que essas fotos devem conter legendas e algumas hashtags para serem validadas. O resultado parcial com os cinco classificados de cada categoria será revelado no dia 8 de novembro e estes finalistas irão desfilar também na nossa grande final. Mais informações podem ser achadas no edital do concurso na plataforma do EcoDom.

Os ganhadores dos concursos além de participarem do nosso churrasco festivo no final do ano, ganharão smartphones, medalhas, troféus e certificados.

“Nosso papel diante das transformações climáticas: como posso fazer a diferença?”.

O Tenente Ahiara arrancou sorrisos e aplausos do público presente com suas histórias colecionadas durante sua formação. Pedro Aihara é graduado em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em ciências militares, com ênfase em gestão e prevenção de catástrofes, pelo CBMMG. Ele também é especialista em gestão de projetos pela Universidade de São Paulo (USP) e em prevenção de desastres pela Universidade de Yamaguchi (Japão).

Aihara já atuou em grandes desastres como o de Mariana e de Janaúba e esteve presente recentemente na tragédia de Brumadinho, onde atuou como porta-voz e ganhou grande destaque pelo seu desempenho. Para o nosso seminário, ele trouxe o que de melhor aprendeu com esses desastres e nos colocou para pensar que o que aconteceu antes e o que está acontecendo agora, como exemplo os incêndios da Amazônia, também é culpa nossa.

Em sua fala, Pedro salienta que nós somos capazes de salvar o mundo ao mesmo tempo somos capazes de destruí-lo. Dessa forma, devemos nos conscientizar que nossas atitudes geram um grande efeito dominó que se transforma em tragédia no final. O que precisamos, devemos e estamos fazendo através do movimento EcoDom é levar a educação socioambiental ao maior número de pessoas possível para que enfim nossa natureza não sofra mais consequências.

Ao final do evento os diretores, professores, alunos e bolsistas puderam se reunir com seus professores nucleadores para um bate papo. O certificado de participação do seminário será enviado por PDF, através dos professores nucleadores, aos que compareceram.

Texto: Bárbara Melo/EcoDom
Fotos: Patrícia Azevedo/DomTotal