Pensar, agir e transformar!


Por Lívia Maria Cruz Gonçalves De Souza

Você já parou para pensar o quanto suas ações podem impactar o meio ambiente em que você está inserido? Se não, preste atenção!

A Constituição Brasileira de 1988 determina que o meio ambiente ecologicamente equilibrado é direito de todos, cabe ao Estado e à sociedade sua proteção e preservação para as gerações atuais e vindouras. Tal premissa traz consigo a perspectiva do desenvolvimento sustentável.

O inciso VI do § 1º do artigo 225 da Carta Fundamental, impõe ao Poder Público a promoção da educação ambiental e conscientização para a preservação do meio ambiente. Assim sendo, quando o Estado permite que um projeto, como o Movimento EcoDom, adentre as escolas, um caminho promissor se abre para educação ambiental.

Nessa perspectiva, as ações das equipes EcoDom vêm transformando o ambiente escolar. Como exemplos, pode-se citar os mutirões de limpeza contínuos, as palestras sobre economia de água, de energia, reciclagem, descarte correto de resíduos, empreendedorismo sustentável, a importância do saneamento básico, comportamentos saudáveis no ambiente escolar, entre outras ações. As atividades incluem ainda oficinas sobre preparação de hortas, customização de caixas e outras embalagens, reaproveitamento de materiais etc. Enfim, são muitas as ações dentro do espaço escolar.

O desenvolvimento do projeto Ecodom depende das ações de sensibilização e de sua implantação no ambiente escolar. Essas ações são propostas pelos alunos das equipes Ecodom com a orientação do professor orientador. É aí que tudo acontece e a mudança se inicia.

A consciência ambiental começa a fazer parte do debate acadêmico, a percepção dos impactos negativos e positivos das ações dos alunos, professores e funcionários se torna mais presente, o que, de pronto, já estimula a própria equipe a pensar soluções para comportamentos indesejáveis.

A partir de então, o corpo acadêmico passa a ter nova visão da escola, com sentimento de pertencimento àquele espaço, por isso a necessidade de valorá-lo se faz presente nos debates e atitudes.

O Movimento EcoDom 2019 está mexendo com as emoções do corpo acadêmico das escolas estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com as redes sociais em alta, não é para menos: aqui não está em jogo apenas a premiação, mas o resultado que cada equipe alcançou nesse processo transformador da consciência ambiental. Além disso, o prazo da quarta tarefa, que são os resultados parciais, está se esgotando; o Concurso de Fotografia Garota e Garoto EcoDom; e o Festival de Dança EcoDom estão chegando. E falta ainda terminar a coleta de dados do Pegada Ambiental. Coração a mil!

Não é fácil modificar hábitos e comportamentos, mas é possível! E com esperança, as ideias e ações das equipes EcoDom vão contaminando todo o corpo acadêmico, seja por cooperação ou por insistência pela modificação de maus hábitos.

Certo é que resultados positivos são coletados e isso só é possível pela força da união da equipe.

Juntos somos mais fortes,

Juntos conseguimos alcançar os objetivos propostos,

Juntos com Ecodom, faremos das escolas estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte exemplos de sustentabilidade,

Juntos podemos!

Edição – Equipe EcoDom