Transformando a escola: das pessoas ao ambiente


Por Júlia Andrade

Estamos iniciando nosso segundo semestre de atividades no projeto EcoDom com novas perspectivas de trabalho e colhendo resultados do que foi feito no primeiro semestre. O mais legal é acompanhar a evolução de cada projeto e a mudança significativa em cada ambiente escolar.

A escola Funec, unidade Novo Riacho, em Contagem, está no projeto pelo terceiro ano consecutivo e vemos claramente a mudança e melhoria da escola. Acompanhe o depoimento do aluno representante da Equipe EcoDom da escola, Abne Martins Machado.

“No começo do projeto na minha escola não parecia que os alunos se empenhariam muito, mas, com o decorrer do projeto, os participantes começaram a mostrar o seu lado criativo. Com isso, os projetos foram evoluindo muito e a relação entre os integrantes melhorando. Já o ambiente escolar também vai ser mudado: a nossa futura horta vertical vai mudar completamente. A proposta de pensar em perspectivas de melhoria da escola e ser o total protagonista é algo totalmente diferente de tudo que já imaginei fazer por minha escola e pelo meio ambiente. Isso muda tudo, esse é o ponto principal do projeto na minha opinião”.

A escola hoje faz um projeto lindo em um espaço que antes não víamos nem um tipo de horta ou contato com a natureza. Já conseguimos desenvolver um espaço verde incrível, cuidado pelos alunos e faz toda a escola sentir orgulho.

Outra escola em constante evolução e que, a cada dia, apresenta mais resultados no comportamento dos alunos é a Escola Estadual Isabel Da Silva Polck, já a cinco anos no projeto. Confira o depoimento da aluna Emanuela Vitória, integrante da Equipe EcoDom da escola.

‘’Boa parte do meu tempo está dedicado ao projeto EcoDom. Faço parte de todas as ações escolhidas e entre elas temos:

1- Ação da energia;

2- Ação da alimentação;

3- Ação da revitalização dos espaços verdes e ambiente escolar;

4- Ação do trânsito sustentável;

5- Ação da reciclagem;

Todas estão bem encaminhadas. Já conseguimos arrecadar um bom dinheiro através da ação da alimentação saudável nos eventos da escola e na hora do recreio, quando vendemos sucos naturais de vários sabores. Também demos início à ação da energia sustentável na compra de lâmpadas para as salas que não têm e começamos a ação da revitalização dos espaços verdes.

Na ação da reciclagem, estamos fazendo artesanato com materiais recicláveis, arrecadando pneus para fazer bancos e uma quadrinha de areia para uso esportivo e implantamos um projeto de reciclagem e economia de papel na escola.

Em relação ao trânsito sustentável, estamos correndo atrás dos moradores e ouvindo algumas sugestões sobre o trânsito em volta da escola e a dificuldade de locomoção na hora da saída. Com isso tudo, posso dizer que estou ganhando experiência, aprendendo a lidar com pessoas e opiniões diferentes”.

Confira o depoimento de mais uma aluna e integrante da Equipe EcoDom da E.E Isabel Da Silva Polck, Nicole Dias:

“No começo do projeto, confesso que estava um pouco assustada e receosa, quando percebi a quantidade de coisas que teríamos de fazer e ser responsáveis. Havíamos pego cinco ações, a partir das quais muitas ideias nasceram, algumas um tanto quanto boas, outras, no entanto, impossíveis de serem executadas.

A questão que quero abordar é como o Projeto EcoDom tem conteúdo, e como esse conteúdo só tem a acrescentar nas nossas vidas. Não é só fazer uma porção de ações, não existe como não se envolver nas coisas e não se inspirar em mudar algumas atitudes, ser maior e melhor. Ter compaixão não só pelo próximo, mas pelo ambiente no qual estamos inseridos. Sou muito grata por fazer parte dessa coordenação e creio que conseguiremos fazer um processo muito positivo no decorrer desses meses.

A ação de reciclagem, por exemplo, já nos colocou com a mão na massa. Foram distribuídas caixas de papelão por todas as salas da escola, incluindo a secretaria para que todo o papel que seria jogado no lixo e/ou amassado, seja devidamente rasgado e separado dos demais lixos depositados nas lixeiras comuns. Foi separado um dia no qual os alunos responsáveis pela ação falaram em cada sala, em ambos os turnos, sobre a importância da colaboração de cada um”.

O Movimento EcoDom é real. Cada dia mais transformamos mais vidas e consequentemente o nosso meio ambiente.

Edição – Equipe EcoDom