Equipe Somos Ecos promove campanha solidária na Dom Helder e EMGE


A essência do Movimento EcoDom é praticar a sustentabilidade seja onde estiver. E foi pensando nisso que a Equipe Somos Ecos, formada por graduandos de Direito da Dom Helder Escola de Direito, irá promover um “Varal Solidário” e um mutirão de orientação jurídica, no dia 20 de setembro, na Praça Hugo Werneck, no bairro Santa Efigênia.

A iniciativa tem orientação do coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Dom Helder, Luiz Chaves, e é apoiado pelo EcoDom, Dom Helder e EMGE. O público alvo da ação são as pessoas mais carentes, principalmente do interior, que vêm em caravanas para fazer tratamentos de saúde na Santa Casa de Misericórdia, que fica exatamente ao lado da Praça Hugo Werneck.

A aluna e bolsista do EcoDom Anne Lima explicou com detalhes como funcionará o mutirão de orientação jurídica, além de pedir a colaboração dos alunos para a doação de vestimentas para o “Varal Solidário”.

“O objetivo é arrecadar roupas e calçados, inclusive de crianças, a fim de doar para as famílias carentes, bem como aos moradores de rua ali existentes. Neste dia do ‘varal solidário’, iremos contar com uma equipe de advogados, estagiários, além de outros estudantes da Dom Helder para prestar consultoria jurídica a quem ali necessite. Ademais, iremos providenciar a limpeza da praça. Pedimos a colaboração e contamos com a sensibilidade de todos os alunos e membros da faculdade. O ponto de coleta dos objetos doados será, no NPJ e na cantina da Dom Helder/EMGE”, comenta.

A Praça Hugo Werneck é ponto de passagem e descanso de muitas pessoas que trabalham ou transitam pela área hospitalar central de Belo Horizonte. Por este motivo, o local está um pouco desgastado e sujo, apesar de conter várias latas de lixo ao seu redor. Pensando nisso, a equipe solicitou a ajuda dos garis para uma limpeza mais aprofundada no local. A ação contará com apoio de uma base comunitária da Polícia Militar para que as pessoas tenham mais facilidade para consultá-los caso haja necessidade.

O coordenador da equipe Luiz Chaves convida a todos para participar da ação e lembra a importância da sustentabilidade em conjunto com a solidariedade. “A proposta da campanha solidária da Equipe Somos Ecos é mostrar para a comunidade acadêmica que a solidariedade é fundamental para que tenhamos um meio ambiente saudável. Quando você doa algo que você usa ou não precisa, você está reciclando, reutilizando e reduzindo a produção daquilo que consome gradativamente as nossas riquezas naturais, colocando em risco as populações futuras. A campanha, que tem como mote ‘Recicle a sua consciência e o seu guarda-roupas’, também pretende conscientizar as pessoas sobre a importância de reduzir o consumismo exacerbado e o desperdício de produtos recicláveis”, diz.

As alunas Rayane Pinheiro, Debora Couto e Thiara Carvalhais Melo também deram o seu depoimento sobre a ação e pediram o apoio de todos.

Rayane Pinheiro – “Acredito que a campanha do ‘Varal Solidário’ está fundamentada num contexto que gostamos sempre de lembrar – ‘não existe jogar fora’. Assim, recolhendo as roupas, estamos não só colaborando com o meio ambiente, mas também com as pessoas que o habitam. A campanha vai muito além de uma simples doação. Devemos refletir nos impactos que essa pequena atitude causará, seja ele ecológico ou social.”

Debora Couto – “A vivência em sociedade pressupõe compaixão e solidariedade pelo próximo. Nesse contexto, doações são importantes na medida ao possibilitar que pessoas com dificuldades sejam amparadas por quem possui acúmulo de bens, como roupas, sapatos por exemplo. Faça parte de campanhas de solidariedade social. Um passo dado já faz diferença na vida de todos.”

Thiara Carvalhais Melo – “A campanha ‘Varal Solidário’, organizada pela equipe Somos Ecos, tem a finalidade de sensibilizar todos a doarem roupas e calçados em bom estado, além de proporcionar um dia inteiro de orientação jurídica às pessoas necessitadas. Desse modo, acreditamos que ‘reciclando’ o seu guarda-roupa você ajudará o próximo e contribuirá para a preservação do meio ambiente.”

É importante lembrar que todas as roupas arrecadadas serão distribuídas através do ‘Varal Solidário’. A ação irá ocorrer de 9h às 13h, do dia 20, sexta-feira, juntamente às orientações jurídicas que terão disponíveis três advogados e seis estagiários. Anne Lima chama a atenção e convida a todos para participarem da ação. “Doar, de certa maneira, é uma forma de reciclagem, o que auxilia na preservação do planeta, incentiva a sustentabilidade e contribui para os necessitados. Junte-se a nós!”

Bárbara Teixeira – Equipe EcoDom