Continuando os trabalhos


Por Mathuzalém David 

Dando continuidade as atividades do Movimento EcoDom, as escolas seguem cumprindo as tarefas e inovando nas ações. Além do desenvolvimento do projeto socioambiental, às escolas foram ofertados os Concursos de Fotografia Garoto e Garota EcoDom e de Dança EcoDom.

O Concurso de Fotografia consiste na criação de trajes com reaproveitamento de material reciclável, ou seja, peças de roupa sustentáveis. Os participantes do concurso serão um garoto e uma garota que tirarão fotos com o traje. As fotos deverão ser feitas no ambiente escolar, por câmeras de celular, e enviadas pela plataforma do EcoDom. Em seguida, a equipe de comunicação do movimento irá publicá-las no Instagram @ecodommovimento. As cinco fotos de cada categoria (garoto e garota) mais curtidas irão para a final no dia 22 de novembro, que será realizada em evento na Praça da Assembleia.

O Concurso de Dança deste ano, com inscrições já encerradas, escolheu como gênero musical o forró. As equipes participantes terão de quatro a 14 integrantes. O processo de seleção tem algumas etapas: após a postagem do link da dança no YouTube, foram selecionadas as 20 melhores equipes que participarão de uma seletiva no dia 27 de setembro, em que serão escolhidas cinco finalistas para a grande final no dia 22 de novembro.

Aliado ao desenvolvimento cultural, o Movimento EcoDom segue com as suas atividades socioambientais. Atualmente, as escolas trabalham na quarta tarefa, que consiste na apresentação de resultados parciais. O prazo para a sua postagem foi até a segunda-feira, 16.

Rumo à reta final, em 6 de outubro será disponibilizada a quinta tarefa, na qual os alunos deverão apresentar os resultados finais e o prazo para a publicação do relatório é 28 de outubro.

No dia 22 de novembro, será realizada a Caminhada Ecológica 2019, atividade de encerramento do projeto deste ano, com a apresentação dos vencedores do Projeto Socioambiental, dos Concursos de Fotografia Garoto e Garota EcoDom e de Dança EcoDom e da Pegada Ambiental.

Os alunos da Escola Estadual Getúlio Vargas, com o apoio da direção e dos professores, promoveram nos dias 5 e 6 de setembro a Gincana Ecológica, atividade que envolveu todos os alunos da instituição. Entre as várias atividades da gincana, foi realizado um desfile com trajes ecologicamente sustentáveis, em que foram selecionados quais serão os representantes da escola no Concurso de Fotografia Garoto e Garota EcoDom.

Os alunos da Escola Estadual Juscelino Kubistchek de Oliveira também promoveram um desfile para selecionar o traje que participará do concurso de fotografia.

Já os alunos da Escola Estadual Santos Dumont fizeram dois jardins, sendo um deles suspenso, e já enviaram as fotos do traje que criaram para a tarefa do Concurso de Fotografia.

Os alunos da Escola Estadual Coronel Manoel Soares do Couto promoveram palestras de conscientização sobre o consumo de água e estão construindo uma horta hidropônica. Para sua construção, mobilizaram a comunidade escolar através de doações, descontos em aquisições de produtos e ajuda na sua implantação.

Edição – Equipe EcoDom