Transformação do ambiente escolar só é possível quando há sentimento de pertencimento


Por Lívia Maria Cruz Gonçalves de Souza

Cada vez mais o meio ambiente está na pauta nacional e internacional, ora para valorizar a biodiversidade e ações para promoção da proteção ambiental ora para expor as consequências da degradação do meio ambiente.

Atualmente, assuntos como poluição ambiental, alterações climáticas, aumento do efeito estufa, queimadas, rompimento de barragens, aumento da lista de animais em extinção, tráfico de animais, escassez hídrica, entre outros são temas de debate no âmbito acadêmico e fora dele.

Onde entra o Movimento EcoDom no meio desse vaivém de notícias? O movimento é essencial para chamar atenção às ações antrópicas que podem interferir de forma positiva e negativa no ambiente.  Modificar hábitos é imprescindível!

No início do EcoDom, todas as equipes fizeram o diagnóstico da sua escola, o que possibilitou enxergar de outro ângulo as prioridades, para então planejar e implementar o projeto. Nessa reflexão, olhar para o ambiente em que está inserido é essencial para aflorar o sentimento de pertencimento.

Nesse caminho, várias escolas, por meio da criatividade, começaram a ampliar áreas verdes com jardins ou hortas suspensas. A construção de canteiros – reaproveitando pneus e garrafas pets – vem divertindo e colorindo o ambiente. Uma coisa é certa: o aprimoramento dos espaços de convivência contagia quem quer que adentre a escola e, consequentemente, interfere de forma positiva no aprendizado. Quem não gosta de estar em lugar acolhedor?!

Materiais que antes iam para o lixo comum, passam a ser valorados pelos alunos e professores, por vezes reutilizados no feitio de algum trabalho interdisciplinar em sala de aula ou arrecadados como fonte de recursos que serão revertidos para a própria escola.

Tais atitudes fazem amadurecer, dia a dia, a consciência em um projeto de longo prazo que perpassa gerações de alunos. Significa dizer que gerações vindouras colherão os frutos plantados pela equipe do EcoDom de hoje, perpetuando boas ações para proteção ambiental.

Falta apenas um mês para a entrega dos resultados finais de cada equipe EcoDom. A quinta tarefa deve conter detalhadamente tudo que o que a equipe se propôs a fazer e o que realmente foi concluído. Ou seja, é chegada a hora de mostrar o planejamento do projeto, sua implementação e conclusão na íntegra, abarcando todas as vertentes propostas.

Construir e efetivar um projeto não é fácil, mas com dedicação, persistência, resiliência e união em prol de objetivo comum, é possível. Todas as escolas já são vitoriosas por chegarem até aqui, venceram as dificuldades estruturais, a inércia, o ócio e o tédio, que por vezes assolam os jovens da atualidade. Tudo fluiu bem porque os alunos e professores abraçaram e acreditaram no Movimento EcoDom fazendo acontecer. Juntos podemos!

Edição – Equipe EcoDom