‘Vocês roubaram meus sonhos e infância’, acusa Greta Thunberg na ONU


‘Pessoas estão sofrendo, pessoas estão morrendo, ecossistemas inteiros estão entrando em colapso’ (Lucas Jackson/Reuters)

A adolescente ativista Greta Thunberg se dirigiu ao plenário da cúpula do clima na ONU nesta segunda-feira (23) e acusou os líderes mundiais de terem traído sua geração através da falta de ação diante do aquecimento global. “Você vem até nós, os jovens, em busca de esperança. Como ousam?”, criticou.

“Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias, mas eu sou uma sortuda. Pessoas estão sofrendo, pessoas estão morrendo, ecossistemas inteiros estão entrando em colapso”, acusou.

“Eu não deveria estar aqui, deveria estar na escola, do outro lado do oceano”, disse ainda, com a voz trêmula, ao ler seu discurso.”Mas os jovens estão começando a entender a traição de vocês”, acrescentou.

Denúncia

Greta e mais 15 jovens de várias partes do mundo apresentaram uma denúncia contra vários países na ONU.

O documento alega que cinco das maiores economias do mundo (Alemanha, França, Brasil, Argentina e Turquia) estão violando os direitos humanos dos jovens proponentes ao não adotarem medidas adequadas contra as mudanças climáticas.

Segundo a rede de notícias CNN, que teve acesso ao teor da petição, a queixa cita estes países por já terem reconhecido a jurisdição do Acordo de Paris e por constarem entre os maiores emissores de gases causadores do efeito estufa.

AFP