Estudantes dão show de forró no Festival de Dança EcoDom


Foto: Patrícia Azevedo/Dom Total

“Foi melhor do que esperávamos”, “estou muito feliz com os resultados”, “as turmas estavam muito animadas e preparadas”. Estas frases representam o sentimento do público que esteve presente, na manhã desta sexta-feira (27), no 2º Festival de Dança EcoDom, realizado na Praça da Assembleia, com apoio da Escola Superior Dom Helder Câmara e Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE).

Com o tema forró, o Festival de Dança foi sucesso entre os alunos. As 20 equipes pré-classificadas, entre as 134 escolas parceiras do Movimento EcoDom, levaram o melhor para a disputa e fizeram bonito. O concurso foi acirrado, mas somente cinco equipes foram classificadas para a final (confira abaixo).

As coreografias escolhidas encantaram os jurados por seu desempenho técnico e artístico. As equipes tiveram 4 minutos para apresentar uma dança que tivesse os passos do forró, que por sua vez, tem várias ramificações. No edital disponível na plataforma do EcoDom, estavam especificadas as regras para a classificação.

Professoras de dança e juradas do festival, Iza Furtado e Vanessa Vaz ficaram admiradas com o profissionalismo dos estudantes. Segundo elas, foi perceptível o trabalho de pesquisa e o empenho. “Estou muito feliz com os resultados. Mesmo iniciantes, eles buscaram, pesquisaram e levaram muitos aspectos interessantes do forró. Achei isso sensacional”, diz Vanessa.

“Os meninos realmente se interessaram e trouxeram um produto fantástico chamado forró. Estou muito feliz por viver esta cultura a partir do contato que tiveram com o forró, mesmo cada um com suas dificuldades. Os meninos me fizeram vibrar com eles e me deixaram com vontade de ir lá dançar. Foi muito bonito”, diz Iza, elogiando o desempenho das equipes.

Também foram jurados os professores de dança Wallison Culu e Denise Gomes Soares e os professores da Dom Helder, Gilmar Pereira e Ana Valéria. Ajudaram na organização e na elaboração do festival os professores nucleadores e bolsistas do EcoDom.

O coordenador geral do Movimento EcoDom, Francisco Haas, parabenizou a evolução e a organização dos alunos. Ele diz que o festival de 2019 superou as expectativas. “Como 2º Festival de Dança EcoDom, esteve dentro do esperado. As turmas estavam muito animadas e preparadas. A concorrência estava grande entre eles, eles se vigiavam, seguiram à risca o edital e isso mostra um avanço em relação ao concurso do ano passado”, diz.

A valorização do forró

Além da dança dos alunos, o evento também contou com um grande show dos professores e jurados presentes. Cada um pôde levar o seu gingado ao palco e mostrar o quanto esse ritmo brasileiro contagia.

A estudante Naiara Neusa, da E. E. Carmo Giffoni, foi uma das pessoas que elogiaram o ritmo, mostrando o quanto aprendeu. “Foi uma experiência nova, porque a juventude de hoje não está tão ligada no forró. Mas descobrimos que ela é uma dança extremamente moderna, que edifica nossa alma, que liberta e nos traz alegria. A experiência de estar aqui hoje, não só para mim, mas acho que para todos, foi muito boa. Todos saíram vencedores.”

Gilmar Pereira, professor da Dom Helder e um dos jurados, completa e reforça a fala de Naiara. Segundo ele, o forró precisa ser mais valorizado para que chegue até os ouvidos dos estudantes. “O forró tem estado longe do grande cenário midiático, fazendo com que estes alunos tenham pouco acesso ao forró como dança, como vivência. Mas, é legal eles descobrirem essa dança que outras gerações praticavam com mais força. Então, é bacana esta iniciativa do EcoDom porque quebra um pouco desta hegemonia do mercado do sertanejo e, assim, podem conhecer mais sobre a própria cultura”, diz.

Resultado e comemorações

A alegria e a cumplicidade próprios do forró, dançado quase sempre em pares, se refletiram nas comemorações. Mesmo com a rivalidade na disputa acirrada, os alunos vibraram com o sucesso dos classificados. Os cinco finalistas foram fiéis ao edital, deram um grande show e conquistaram o coração dos jurados. Sem mais delongas, vamos às escolas classificadas, em ordem alfabética:

  1. E. Caio Nelson de Sena
  2. E. Carmo Giffoni
  3. E. General Carneiro
  4. E. Guimarães Rosa
  5. E. Padre João Botelho

 

O Movimento EcoDom parabeniza todas as escolas e agradece a participação e o envolvimento de todos. Valorizar a cultura brasileira é uma das missões do movimento. O professor coordenador do projeto, Luiz Chaves, comemora o sucesso do festival e parabeniza todos pelo esforço envolvido.

“Foi um sucesso total! Eles ficaram muito animados, muito alegres, apresentaram uma dança irreparável. Infelizmente, tivemos que classificar apenas cinco, mas todos merecem nossos parabéns. Foi um show para todos”, diz o professor.

Alegres, as professoras Alessandra Andrade e Ana Cláudia Cardoso, das escolas classificadas E. E. Caio Nelson de Sena e E. E. Guimarães Rosa, agradecem pela classificação e prometem mais um novo show na final. “Foi maravilhoso! Agora, temos que caprichar para ganhar a final. Ser classificada entre as cinco foi gratificante, porque os meninos suaram demais”, diz Alessandra.

“Foi muito prazeroso e ao mesmo tempo muito difícil. Gastamos muito tempo e energia nessa dança. Tivemos que abdicar de muitas atividades, perdemos peso, suamos, mas valeu a pena. A dança foi muito importante para eles. Ensaiamos muito por dois meses, então, eles mereceram a classificação”, comenta Ana Cláudia.

A alegria dos alunos foi o destaque do dia. Professor nucleador do EcoDom, Thiago Loures conta, de maneira geral, como o Festival de Dança envolveu todos. “Foi muito bom mesmo! Nós ficamos com a adrenalina lá em cima com os meninos. Mas, mais importante foi que tivemos um resgate cultural, demos a esses alunos a oportunidade de apresentar o forró, de se apaixonar com o ritmo, de dar o seu melhor e de fazer uma grande festa. A alegria deles nos contagia”, comenta.

Grande Final

Agora, os alunos devem se preparar para a grande final do Movimento EcoDom, em 22 de novembro, dia em que se realiza a tradicional Caminhada Ecológica do projeto. Todas a equipes contarão com o auxílio das professoras Iza Furtado e Vanessa Vaz para melhorar as coreografias.

Vale lembrar que cada integrante da equipe vencedora do Concurso de Dança ganha um smartphone e poderá comemorar no churrasco de encerramento do projeto, no Campus III das faculdades Dom Helder e EMGE.

Bárbara Teixeira – Equipe EcoDom