Festividades, seriedade e compromissos na reta final


Por Elmo Júlio

O Movimento EcoDom começa outubro com dinamismo nas atividades propostas, para a conclusão do Projeto Socioambiental 2019 no próximo mês. As equipes EcoDom vêm mostrando os pré-resultados dos trabalhos planejados desde o início do ano, em prol da conscientização, que possibilita mudanças de postura para ajudar na melhoria do planeta. As oficinas desenvolvidas nas escolas propuseram trabalhos diversificados ligados às categorias água, energia, resíduos, alimentação, consumo, trânsito, revitalização de áreas e outras.

No dia 27 de setembro, foi realizada a semifinal do Festival de Dança EcoDom, que movimentou o Espaço Cultural José Aparecido, da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. O evento contou com a participação de 18 escolas pré-classificadas, das quais cinco foram selecionadas para a final. Vale lembrar que o EcoDom procura incentivar questões culturais que estimulam, valorizam e educam ambientalmente e socialmente.

Já no dia 30 de setembro, foram encerradas as inscrições para o Concurso de Fotografia Garota e Garoto EcoDom. O concurso é uma atividade autônoma, não obrigatória, mas que teve plena adesão das escolas. Cerca de 60 instituições participaram do concurso, que conclui sua fase de curtidas no dia 1º de novembro.

Essa é uma das atividades do movimento que demonstra o trabalho e a inventividade das equipes no uso de todo tipo de material para a confecção dos “modelitos”. Alguns dos materiais mais usados foram papeis, jornais, papelão, plásticos, anéis de latinha, tampinhas, entre outros.

O Instagram do EcoDom revelou a beleza da atividade, mostrando a criatividade do jovem, seu compromisso com o concurso e a possibilidade de passar o recado de sustentabilidade à sociedade. Além disso, os alunos mostraram que são capazes de assumir o compromisso de deixar o planeta mais saudável através da reciclagem e reaproveitamento dos materiais, minimizando assim os impactos ambientais do consumismo. Agora, os alunos devem aguardar a fase classificatória do evento que será realizado em 8 de novembro e revelará os cinco finalistas de cada categoria, garota e garoto.

A quinta tarefa do Projeto Socioambiental também está bem próxima de sua entrega pelas equipes. Ela encerrará o projeto deste ano, que contou com muito planejamento, dedicação e compromisso dos alunos.

A coordenação geral do movimento vem realizando constantes reuniões para o planejamento da grande final do EcoDom, que se inicia com a tradicional Caminhada Ecológica, em 22 de novembro. O público estimado da caminhada é de 12 mil pessoas, entre estudantes, educadores e a população belo-horizontina que se juntará ao movimento para manifestar sua indignação com os acontecimentos recentes envolvendo a mineração, tema que está preocupando os mineiros. Além disso, a caminhada também abordará a preocupação do país em relação aos ecossistemas que vêm sofrendo com queimadas e depredação.

Várias equipes já entregaram os resultados finais do Projeto Socioambiental, que demandaram muita pesquisa e trabalho. É possível observar alegria nas imagens que mostram alunos, professores orientadores e educadores em geral na construção de uma sociedade mais digna e comprometida com a preservação do nosso planeta.

Edição – Equipe EcoDom