Tudo sobre o Sínodo da Amazônia


Papa Francisco durante procissão de abertura rumo à sala do Sínodo, nesta segunda (7). Foto (Andreas Solano/AFP)

Entre os dias 6 e 27 de outubro, a Igreja Católica realiza em Roma uma assembleia geral (sínodo) de bispos, cardeais e especialistas para tratar de temas relativos à Amazônia como: desenvolvimento predatório, a invasão das terras indígenas, desmatamento e grilagem, mineração e a violência sofrida pelas populações da floresta amazônica. Em primeiro lugar, o sínodo discutirá questões teológicas e pastorais da região.

Cobertura especial:

Esta revista Dom Total promoverá uma cobertura especial:

  • Mirticeli Dias de Medeiros: jornalista e mestre em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Desde 2009, cobre primordialmente o Vaticano para meios de comunicação no Brasil e na Itália, sendo uma das poucas jornalistas brasileiras credenciadas como vaticanista junto à Sala de Imprensa da Santa Sé. Mirticeli enviará notícias e análises jornalísticas diárias sobre o sínodo.
  • Adelson Santos SJ: padre jesuíta, doutor em Teologia e professor da Universidade Gregoriana (Roma), natural de Manaus (AM), convocado para participar do sínodo, fará análises teológicas diárias sobre o andamento dos trabalhos do evento.
  • Mauricio López: secretário-geral da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repan – instituição da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB) e convocado para participar do sínodo, também enviará análises sobre os trabalhos durante o evento.
  • Dom Walmor Oliveira de Azevedo: presidente da CNBB, arcebispo de Belo Horizonte (MG), participante do sínodo, em sua coluna semanal, abordará reflexões sobre os temas do sínodo.
  • Teólogos da Faculdade Jesuíta de Teologia e Filosofia (FAJE): farão comentários repercutindo o alcance dos temas e conclusões dos trabalhos do sínodo.
  • Docentes da Dom Helder: professores doutores do Mestrado e Doutorado em Direito Ambiental da Dom Helder Escola de Direito, integrantes dos grupos de pesquisa que contribuíram para a elaboração do texto-base para o sínodo, também comentarão aspectos relacionados aos direitos fundamentais dos povos da floresta amazônica.

Além das matérias exclusivas, a cobertura especial terá reportagens, fotografias e vídeos produzidos pelas  agências de notícias já contratadas pelo Dom Total.

A cobertura especial faz parte da 4ª Semana de Estudos Amazônicos (4ª Semea) promovida pelo Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (Olma) que, neste ano, terá como sede a Dom Helder, Escola de Engenharia de MG (EMGE), FAJE, Colégio Loyola, Centro Loyola de Fé e Cultura e Paróquia Santíssima Trindade.

As edições anteriores da Semea foram realizadas na Unicap (PE), PUC-Rio, Unisinos (RS).

A participação na 4ª Semea depende de inscrição prévia e é aberta ao grande público. Confira a programação e faça sua inscrição aqui:

EMGE

*O DomTotal é mantido pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE). Engenharia Civil conceito máximo no MEC.
Saiba mais!