Alunos do Movimento EcoDom realizam vestibular da Dom Helder e EMGE


Foto: Patrícia Almada

Após um ano recheado de tarefas e atividades, estamos chegando à reta final do Movimento EcoDom 2019. Dos dias 23 a 26 de outubro, os alunos das escolas parceiras do projeto puderam realizar as provas de vestibular para os cursos de Direito e Direito Integral, oferecidos pela Dom Helder Escola de Direito e Engenharia Civil e Ciência da Computação, ministrados pela Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE).

Algumas novidades marcaram esta edição: as escolas parceiras tiveram um prazo para realização do vestibular da EMGE na própria instituição para evitar deslocamento. Além disso, as inscrições eram gratuitas e puderam ser feitas durante a final do Campeonato Estadual de Matemática (CEM), no dia 5 de outubro, e do Tribunal Internacional Estudantil (TRI-e), neste sábado (26).

As escolas que optaram por realizar o vestibular na própria instituição, fizeram as provas durante a manhã dos dias 23, 24 e 25. Já os alunos que realizaram as provas na sede da Dom Helder e EMGE, fizeram a partir das 14h, no dia 26.

A estudante Vitória Viana, que cursa o 3º ano na Escola Estadual Castelo Branco, parceira do EcoDom, prestou o vestibular para Engenharia Civil na própria escola e compareceu neste sábado (26) para disputar uma das vagas do curso de Direito da Dom Helder. E se for aprovada em ambos? “Vou para a EMGE, cursar Engenharia Civil”, afirmou Vitória sem hesitar. A estudante, que adora matemática, tem grande interesse e curiosidade port construções. “Fico olhando e pensando: como estes prédios enormes permanecem em pé? Fora isso, me apaixonei pela EMGE, desde a primeira vez que estive aqui. Acredito que a faculdade irá me impulsionar. O ensino é muito bom, assim como a nota no Ministério da Educação (MEC)”, contou.

Quem também se candidatou para ambas instituições é o estudante Gabriel Araújo, da Escola Estadual Caio Nelson de Senna. Só que, ao contrário de Vitória, ele optará pelo Direito Integral da Dom Helder, caso ocorra a dupla aprovação. “Participo do EcoDom, enviamos representantes para o festival de dança, para o CEM. Fiquei sabendo do conceito máximo obtido no Enade, o que me deixa ainda mais motivado”, afirmou Gabriel Araújo.

Centro Socioeducativo de Belo Horizonte

Pela primeira vez, a Escola Estadual Jovem Protagonista, membro do complexo socioeducativo de Belo Horizonte e parceira do Movimento EcoDom, realizou um processo seletivo de uma instituição particular dentro da escola. Na última sexta-feira (25), cerca de 20 alunos, de quatro unidades do complexo, realizaram o vestibular da EMGE. No sábado (26), dois alunos também tiveram liberação para fazer as provas para os cursos de Direito e Direito Integral na sede da Dom Helder.

A professora nucleadora do EcoDom na escola, Michelle Piancastelli Richard, declarou, muito emocionada, sobre a oportunidade oferecida pela Dom Helder e EMGE. “Fiquei muito feliz com os meninos realizando o vestibular. É impossível descrever a felicidade deles com essa oportunidade. Não tinha imaginado que seria tão produtivo e proveitoso para eles”. A professora agradece os coordenadores pela chance e diz que pretende ampliar a parceria com o Movimento EcoDom. “Ano que vem esperamos incluir todos os nossos alunos do ensino médio para abrirmos novas portas e dar a eles novas perspectivas”.

Provas e bolsas

O processo seletivo da Dom Helder constou de uma redação e de questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Literatura. Para o Direito Integral, foram aplicadas também questões de História, Matemática, Geografia e Língua Estrangeira. Os candidatos da EMGE, por sua vez, realizaram prova de redação e questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Matemática, Física e Química.

Os alunos das equipes EcoDom e das escolas parceiras do movimento poderão concorrer a bolsas de estudo de até 100% nos cursos da Dom Helder e EMGE (confira o edital abaixo). Além disso, os alunos que participaram do CEM também podem concorrer às bolsas de estudos disponibilizadas pela EMGE, nos cursos de Engenharia Civil e Ciência da Computação (confira o edital abaixo).

Para a professora Anacélia Santos Rocha, pró-reitora de Ensino da Dom Helder e da EMGE, o Vestibular 2020/1º superou todas as expectativas. “Foi muito bonito ver os candidatos chegando, alguns ansiosos, mesmo que tenham se preparado, outros bastante animados. A escola colocou toda a sua estrutura para acolher os estudantes e também seus pais e acompanhantes. Muitos optaram por esperar os candidatos, e puderam assistir documentários e filmes no auditório, havia cadeiras, água e cafezinho no hall de entrada. Foi um ótimo vestibular, desejamos sucesso a todos”, afirmou Anacélia, que integra a comissão organizadora do processo seletivo.

O coordenador-geral do Movimento EcoDom, Francisco Haas, comemorou a grande adesão dos alunos ao processo seletivo. “O vestibular da Dom Helder e EMGE foi sucesso!  Quase todas as escolas parceiras do movimento aderiram. Desejo muita sorte a todos, e que no ano que vem, possamos fazer um trabalho ainda maior junto ao EcoDom”, diz.

Resultado e matrícula

O resultado do Vestibular 2020/1º será divulgado dia 30 de outubro de 2019, a partir das 14h, nas páginas da Dom Helder e EMGE. A matrícula dos classificados deverá ser feita nos dias 1º e 4 de novembro, conforme os horários estabelecidos nos editais. Confira mais informações nas páginas da Dom Helder e da EMGE:

Vestibular 2020/1º – Dom Helder

Vestibular 2020/1º – EMGE

Bárbara Teixeira e Patrícia Azevedo