Novos padrões para barragens de rejeitos desperta preocupação em grupo de mineradores


Momento exato da ruptura da Barragem 1 da Mina do Córrego do Feijão da Vale em Brumadinho (Divulgação / Vale)

A maior associação de indústrias de mineração do mundo disse nesta segunda-feira (18) que está preocupada com os padrões que estão sendo considerados para a segurança global de barragens de rejeitos, especialmente com a forma como as novas regras serão aplicadas a instalações novas e existentes.

Um painel independente apoiado pelo Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM, na sigla em inglês), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e os Princípios para o Investimento Responsável (PRI, na sigla em inglês) divulgaram propostas de normas para barragens de rejeitos na última sexta-feira.

A revisão foi desencadeada pelo colapso mortal de barragem da brasileira Vale em Brumadinho (MG), em 25 de janeiro deste ano.

“Há coisas que podemos achar difíceis de implementar, praticamente”, disse Aidan Davy, diretor de operações do ICMM, durante a conferência sobe rejeitos e resíduos da mineração, em Vancouver. “Ainda há um caminho a percorrer antes que o ICMM possa endossar o padrão final.”

Reuters