Em busca de grandes resultados


Por Evaldo Junio

O Movimento Ecos está de volta em 2020 com muitas novidades e com grande expectativa de que o ano seja grandioso ao lado de diversas escolas que, cada vez mais, mobilizam sua comunidade do entorno das escolas para que os ajudem como colaboradores. São quase 10 anos impactando vidas com o apoio da Dom Helder Escola de Direito e da Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE), em cooperação técnica com a Secretária de Educação de Minas Gerais.

O primeiro contanto com as escolas é o mais importante, pois é nele que conhecemos a estrutura delas e fazemos a adesão da instituição no movimento através dos aceites. Com isso, observamos o brilho nos olhos e as primeiras ideias para que o projeto tenha resultados efetivos.

Vale ressaltar que, por lei, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Este é o papel do Ecos: fazendo com que as vidas futuras tenham condições para viverem melhor.

É nisso que nós do movimento acreditamos. Cremos que podemos mudar vidas e capacitar alunos para serem ativos na preservação do meio ambiente. Por meio de várias ações, que são escolhidas de forma democrática pelas escolas, os alunos se tonam agentes do meio ambiente. Reduzir o consumo de energia, água e papel, gestão de resíduos, implantação de hortas orgânicas e manejo de áreas verdes, são algumas das ações que o projeto promove.

O Ecos busca resultados através dos alunos, pois sem eles o projeto não existiria. São eles que estão ativos na educação ambiental com o intuito de dizer para toda a população que juntos, podemos!

Edição – Bárbara Teixeira – Necom