“Juntos Podemos!”


Por Rayssa Fonseca

O cuidado com o meio ambiente é um dever de todos e é essa ideia que o Movimento Ecos leva para as escolas. A expressão “Juntos, podemos” nos remete a esse viés de união, uma participação conjunta no desenvolvimento do Projeto Socioambiental e decorrer das atividades.

Para que o Movimento Ecos tenha o maior efeito possível, há participação conjunta de alunos das escolas parceiras, professores orientadores, docentes e direção da escola, alunos bolsistas, bolsistas de assistência técnica, nucleadores, estagiários, coordenação geral e comunidade num âmbito geral, além do apoio da Secretaria de Estado de Educação.

O protagonismo de cada um da equipe escolar tem se destacado cada vez mais na execução do Movimento Ecos, como é o caso do Centro Interescolar de Cultura, Artes, Linguagens e Tecnologias (CICALT – Plug Minas). Eles contam com uma participação extremamente ativa das chefes de cozinha e dos alunos imensamente interessados nas questões ambientais e no desenvolvimento do projeto.

Grande parte das orientações acerca das ações a serem realizadas pela escola é oriunda do vasto conhecimento e bagagem de vida das chefes de cozinhas Daniela, Adriana e Maria, as quais têm sido peça fundamental para estruturação do projeto que será desenvolvido pela escola. Elas, juntamente com a professora Débora e o jardineiro Alexandre, têm demonstrado de maneira brilhante que o cuidado com o meio ambiente é um dever de todos. Eles têm transmitido um conhecimento ímpar aos alunos, os quais, sempre dispostos, agem em prol da excelência na realização do projeto.

O enorme conhecimento, amor ao que fazem e o interesse em contribuir tem sido elementos cruciais pra que tudo seja feito da melhor maneira possível, melhorando, ainda, o convívio de toda a equipe escolar.

É esse exemplo maravilhoso que nos traz a esperança de um mundo melhor, de uma visão de mundo sustentável. É essa união que nos faz fortes na defesa do meio ambiente.

Que essa força conjunta seja constante para que possamos compreender que JUNTOS, PODEMOS!